terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Meio Ambiente

Revisão do Plano de Saneamento de Macaé terá pré-audiência pública virtual

Documento é financiado pelo Comitê de Bacia e programação irá ocorrer no dia 9 de outubro; veja como participar

06 outubro 2020 - 19h29Por Redação
Revisão do Plano de Saneamento de Macaé terá pré-audiência pública virtual

A revisão do Plano de Saneamento Básico de Macaé terá mais uma importante etapa no dia 9 de outubro, sexta-feira, às 10h. Nesta data será realizada mais uma pré-audiência pública, desta vez por videoconferência e com foco na área central da cidade.

O projeto de revisão do PMSB Macaé está sendo custeado com verba aprovada pelo Comitê de Bacia, proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI).

O link para acesso à reunião virtual será: https://meet.jit.si/preaudienciapmsbmacae

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o gestor da empresa responsável pela elaboração do documento: [email protected]

Em março deste ano, foram realizadas pré-audiências presenciais no Sana, no Frande, em Bicuda Grande, em Glicério e no Córrego do Ouro. A pré-audiência do Centro, que seria realizada no dia 14 de março no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), precisou ser adiada em virtude da pandemia da Covid-19. Esta pré-audiência, ainda referente à etapa de diagnóstico, será realizada agora por meio virtual, e as informações fornecidas pela população serão incorporadas ao documento.

No dia 19 de junho, a plenária do Comitê Macaé se reuniu por videoconferência para uma análise do diagnóstico dos serviços de saneamento básico em Macaé, elaborado no âmbito da revisão do Plano de Saneamento Básico do município. O diagnóstico foi apresentado por representantes da Serenco, empresa contratada para elaborar o novo Plano de Saneamento. Os técnicos da empresa também responderam perguntas feitas pelos membros do Comitê.

Para contribuir continuamente no processo, o CBH Macaé aprovou a formação de um Grupo de Acompanhamento da revisão do Plano de Saneamento. O grupo é formado por representantes da Prefeitura Municipal de Macaé, do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, do Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé, da Associação Raízes e da Companhia Estadual de Água e Esgoto.

Na apresentação da Serenco, foram abordados as seguintes vertentes do plano: abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem da água da chuva e coleta e tratamento de resíduos sólidos, além da parte burocrática até a conclusão do documento.