sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Reunião define ordenamento e segurança para o Carnaval

Expectativa é que cerca de 700 mil pessoas cheguem a Cabo Frio durante a folia

28 fevereiro 2019 - 09h43
Reunião define ordenamento e segurança para o Carnaval

O Prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, se reuniu ontem com representantes das concessionárias de energia e água, do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar, da Marinha do Brasil, da Secretaria de Turismo e das Coordenadorias de Postura e Ordem Pública para finalizar o planejamento para o Carnaval 2019. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura.

– A expectativa é que cerca de 700 mil pessoas cheguem a Cabo Frio e, por isso, a necessidade de planejamento. Queremos ter o mesmo êxito que tivemos no réveillon e, para isso, precisamos trabalhar em equipe e juntos criarmos estratégias para oferecer ordenamento e segurança aos turistas e aos moradores da nossa cidade – explicou o prefeito.

Durante os dias de festa, a Guarda Civil Municipal vai colocar todo seu efetivo nas ruas da cidade para organizar o trânsito, coibir estacionamento irregular, depredação do patrimônio público e ação dos flanelinhas.  A orla da Praia do Forte terá somente uma via fechada para que haja maior fluxo de circulação dos veículos, e, consequentemente, evitar longas filas de engarrafamento. Não vai haver fechamento total das vias por onde os blocos vão passar. Os agentes vão acompanhar a movimentação e abrir as ruas à medida que os foliões forem passando.

A Concessionária de Energia Enel antecipou o esquema do carnaval por conta da chuva da última segunda-feira. Estão atuando nas ruas aproximadamente 100 equipes, o que segundo a empresa, representa três vezes mais que o contingente de dias normais, e 15% a mais que no ano  passado.

A Prolagos está fazendo um trabalho preventivo para que não falte água durante o carnaval. Entre as medidas tomadas pela companhia estão o abastecimento de hospitais com carros pipa e campanha de consumo consciente para evitar o desperdício. A orientação é que a população encha as cisternas e caixas d’água antes do início da festa. A empresa disponibiliza canais de comunicação direto com a população por meio do Whatsapp (22) 9.9722-8242 e 08007020195.

A Marinha do Brasil disponibilizou para Cabo Frio um barco, um bote, uma moto aquática e uma viatura para coibir irregularidades, como a aproximação das embarcações na faixa de areia e limitação da velocidade a até 10 km/hora. O órgão pede para que a população denuncie através dos telefones (22) 2645-5056/2645-5074 e e-mail [email protected].  É importante anotar o número de inscrição da embarcação e documentar com fotos ou vídeos. A ação da Marinha será em conjunto com a Guarda Marítima Municipal, que terá seus agentes espalhados nos areais das praias do primeiro e do segundo distrito.

O 25º Batalhão da Polícia Militar vai ganhar reforço durante o Carnaval de 400 homens e 18 viaturas, sendo que este número, de carros e homens, pode ainda aumentar. A orla da Praia do Forte já conta com duas bases fixas, funcionando 24h, uma na Praça da Cidadania, e outra no cruzamento das Avenidas Francisco Mendes e Litorânea. O local também distribui pulseiras de identificação para as crianças. A corporação também vai atuar para coibir flanelinhas numa ação conjunta com a Guarda Civil Municipal e com a Polícia Civil, que disponibilizará todo seu efetivo, numa média de seis policiais civis por dia, para atender a população e receber as ocorrências.