Assine Já
quinta, 28 de outubro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Região se mobiliza por vacinação contra sarampo

Dia D de imunização acontece hoje em todo o Brasil

18 outubro 2019 - 18h55
Região se mobiliza por vacinação contra sarampo

Hoje será realizado em todo o país o Dia D de vacinação contra o sarampo. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.

O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais. A mobilização nacional integra a primeira fase da campanha, até 25 de outubro, voltada a crianças com idade entre seis meses e quatro anos. Na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos.

Na Região dos Lagos, os municípios vão disponibilizar as unidades de Saúde para realizar a imunização no público-alvo. Confira abaixo como será em cada município:

Cabo Frio

As doses estarão disponíveis em nove salas de imunização: Posto de Saúde de Unamar, PAM de Santo Antônio, UBS da Praia do Siqueira, os ESF’s do Jardim Caiçara, do Jacaré, da Boca do Mato e do Cajueiro; o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS) e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz. Todas funcionarão das 9h às 17h.

Búzios

A campanha de vacinação contra sarampo acontece das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. Os pais devem levar o cartão de vacinação das crianças.

Nesse mutirão a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola será disponibilizada para crianças de 6 meses até menores 5 anos. Segundo informações da secretaria de Saúde, as ações contra o sarampo foram intensificadas devido à baixa adesão à campanha nacional iniciada no dia 7 de outubro.

Arraial do Cabo

A vacinação será feita como prioridade em todos os postos de saúde da cidade. Para realizar a vacinação ou avaliação, o responsável deve portar o documento de identificação da criança (certidão de nascimento ou identidade) e a carteirinha de vacinação. Fora do Dia D, a imunização poderá ser feita no PSF Canaã - Rua Almirante Tamandaré, n°286 (de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h); PSF Prainha - Rua José Pinto de Macedo, s/n° (de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h); PSF Monte Alto - Rua São Marcos, n°1 (quinta-feira das 9h às 15h); PSF Sabiá - Avenida Beija-flor, s/n° (segunda-feira das 14h às 16h e quinta-feira das 9h às 11h) e PSF Figueira - Rua São Januário, s/n° (de segunda à sexta, das 9h às 16h).

São Pedro da Aldeia

A imunização ocorrerá na sala de vacinas e nas unidades de saúde do município, com exceção de Centro/Mossoró e Três Vendas. Nesta etapa, a vacinação é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que não foram vacinadas. A imunização apenas para crianças segue até o dia 25 de outubro. No dia da vacinação é necessária apresentação do cartão do SUS da criança e a caderneta de vacinação.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.