quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Região se mobiliza por vacinação contra sarampo

Dia D de imunização acontece hoje em todo o Brasil

18 outubro 2019 - 18h55
Região se mobiliza por vacinação contra sarampo

Hoje será realizado em todo o país o Dia D de vacinação contra o sarampo. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.

O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais. A mobilização nacional integra a primeira fase da campanha, até 25 de outubro, voltada a crianças com idade entre seis meses e quatro anos. Na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos.

Na Região dos Lagos, os municípios vão disponibilizar as unidades de Saúde para realizar a imunização no público-alvo. Confira abaixo como será em cada município:

Cabo Frio

As doses estarão disponíveis em nove salas de imunização: Posto de Saúde de Unamar, PAM de Santo Antônio, UBS da Praia do Siqueira, os ESF’s do Jardim Caiçara, do Jacaré, da Boca do Mato e do Cajueiro; o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS) e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz. Todas funcionarão das 9h às 17h.

Búzios

A campanha de vacinação contra sarampo acontece das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. Os pais devem levar o cartão de vacinação das crianças.

Nesse mutirão a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola será disponibilizada para crianças de 6 meses até menores 5 anos. Segundo informações da secretaria de Saúde, as ações contra o sarampo foram intensificadas devido à baixa adesão à campanha nacional iniciada no dia 7 de outubro.

Arraial do Cabo

A vacinação será feita como prioridade em todos os postos de saúde da cidade. Para realizar a vacinação ou avaliação, o responsável deve portar o documento de identificação da criança (certidão de nascimento ou identidade) e a carteirinha de vacinação. Fora do Dia D, a imunização poderá ser feita no PSF Canaã - Rua Almirante Tamandaré, n°286 (de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h); PSF Prainha - Rua José Pinto de Macedo, s/n° (de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h); PSF Monte Alto - Rua São Marcos, n°1 (quinta-feira das 9h às 15h); PSF Sabiá - Avenida Beija-flor, s/n° (segunda-feira das 14h às 16h e quinta-feira das 9h às 11h) e PSF Figueira - Rua São Januário, s/n° (de segunda à sexta, das 9h às 16h).

São Pedro da Aldeia

A imunização ocorrerá na sala de vacinas e nas unidades de saúde do município, com exceção de Centro/Mossoró e Três Vendas. Nesta etapa, a vacinação é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que não foram vacinadas. A imunização apenas para crianças segue até o dia 25 de outubro. No dia da vacinação é necessária apresentação do cartão do SUS da criança e a caderneta de vacinação.