terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
PERIGO DA AGLOMERAÇÃO

Região se prepara para um Carnaval sem folia

Em meio à pandemia, cidades se organizam para tentar manter a ordem no feriado

31 janeiro 2021 - 11h03Por Julian Viana

Com a expectativa da chegada de muitos turistas, mesmo sem festa na rua, por conta da pandemia do Covid-19, municípios da regiãos se preparam para o período de carnaval – entre 13 e 16 de fevereiro. Em Cabo Frio, o regramento e esquema de fiscalização será discutido em reunião do Gabinete de Soluções montado pelo prefeito José Bonifácio (PDT), neste sábado (30). O grupo é composto por representantes do poder público municipal e de entidades de segmentos como comércio e Turismo.

Com o anúncio feito pela Associação de Blocos Carnavalescos de Cabo Frio (Abaccaf) de que não haverá folia de rua este ano, por causa da pandemia, na tendência é que o município formalize o cancelamento da festa oficial. De toda forma, existe a preocupação de que se repitam no Carnaval cenas como as que foram registradas na virada do ano, com grandes aglomerações na orla da Praia do Forte e caixas de som nas alturas. Na ocasião, policiais militares chegaram a usar spray de pimenta para dispersar a multidão.

Estima-se que um decreto com novas normas de prevenção sanitária seja publicado no começo da próxima semana, mas não está descartada a chance de que ele seja editado já no próprio sábado, caso a questão seja realmente debatida nesta reunião. Depois de obrigar os visitantes que chegam em veículos de Turismo a apresentar o laudo negativo para Covid-19, a Prefeitura recuou e manteve a exigência apenas para os turistas que fazem o ‘check in’ nos meios de hospedagem. Porém, a não apresentação do exame não impede a hospedagem. Neste caso, os hotéis e pousadas é quem devem notificar a Secretaria de Saúde. Neste momento, também não há barreiras sanitárias nos acessos ao município.

Nas outras cidades da Região dos Lagos, as estratégias começaram a ser delineadas. Em Araruama, a Prefeitura disse que a Guarda Municipal montará uma estratégia para evitar as aglomerações. Em Búzios, além da fiscalização da Guarda que está prevista para o período, a Prefeitura afirma que não apoiará nenhum evento. Por sua vez, a Prefeitura de Iguaba Grande afirmou que a cidade continuará adotando as determinações do decreto municipal que vem sendo aplicadas antes mesmo das festas de fim de ano. Em Saquarema, a Prefeitura nformou que o município continuará seguindo todos os decretos para evitar a propagação e disseminação do vírus.

Por fim, a Prefeitura de Arraial do Cabo disse que um plano de ação será discutido em breve em relação às medidas que serão tomadas futuramente durante os dias de Carnaval e que a fiscalização será intensificada. A Prefeitura relembrou que a cidade e as praias são fiscalizadas diariamente e que equipes da Guarda Municipal e do Meio Ambiente orientam os turistas que chegam ao município.

(*) Confira as expectativas da hotelaria para o período na edição impressa semanal, que está nas bancas.