sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Região deve receber 1,4 milhão de turistas no Carnaval

Estimativa foi feita pelas prefeituras de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro

22 fevereiro 2019 - 11h43
Região deve receber 1,4 milhão de turistas no Carnaval

Cerca de 1,4 milhão de turistas devem estar na Região dos Lagos durante o Carnaval. Essa é a estimativa de quatro cidades da região: Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e São Pedro. A maior quantidade será em Cabo Frio, que espera 700 mil turistas. Arraial do Cabo estima a chegada de 400 mil pessoas. Em Búzios a folia deve ser acompanhada por cerca de 200 mil turistas. Já em São Pedro são aguardados cerca de 100 mil visitantes.
Em Cabo Frio, a rede hoteleira espera que a lotação chegue a 95% dos leitos disponíveis, embora a procura esteja um pouco abaixo do esperado até o momento, como explica o presidente da Associação de Hotéis, Carlos Cunha.

– Para o Carnaval a expectativa é de 95% na taxa de ocupação. Mas, nestas últimas semanas, a procura caiu. Talvez por conta da demora na definição da programação de Carnaval ou dos péssimos carnavais dos últimos anos. Também tem as chuvas que castigaram os destinos emissores (principalmente Rio, São Paulo e Belo Horizonte) nos últimos dias. Curiosamente, quando chove nesses lugares as pessoas não fazem reservas. Por enquanto estamos estacionados em 80% de ocupação para o Carnaval – dissse Cunha.

Nesta semana, a Prefeitura e a Associação dos Blocos divulgaram parte da programação. Ao todo serão 25 blocos de rua na cidade – começando no dia 1° de março e com os últimos blocos desfilando no dia 10. As atrações estarão espalhadas por quatro Estações do Carnaval (Praia do Forte, São Cristóvão, Peró e no Segundo Distrito).

A Prefeitura informou que disponibilizará palco fixo, banheiros químicos (alguns deles adaptados para deficientes físicos) e segurança da Guarda Municipal. Ficou combinado que os trios estão liberados para tocar até às 23h, enquanto nas estações o som poderá rolar até a meia-noite. 
O tema da folia cabofriense será “Carnaval Para Todos”, que de acordo com o superintendente de Cultura, Felicissimo Batista, foi escolhido para  conscientizar a sociedade e governantes sobre a importância de se falar sobre a vida das pessoas com alguma deficiência. Como novidade, o rei momo e a rainha do Carnaval deste ano são pessoas com síndrome de Down. 

Em Arraial do Cabo, a promessa é de organização com foco no ordenamento e na segurança. O lema deste ano é “Não me leve a mal, me leve para Arraial”.

– Quem não gostaria de dar um mergulho no mar de Arraial antes ou depois da folia nos blocos? Queremos garantir que o turista saia renovado. Estamos preparando um esquema focado em ordenamento e segurança para receber as pessoas. Somente em fevereiro colocamos 400 novas lixeiras nas orlas. Vamos distribuir sacolas biodegradáveis nas praias. A limpeza será feita sempre após os blocos e também pela manhã nas praias. Vamos colocar banheiros químicos nas orlas de todas as praias. Já os blocos serão concentrados na Praia dos Anjos. Existem blocos em outros bairros e nos distritos também, mas os maiores blocos, com trio elétrico, ficarão no chamado ‘Circuito dos Anjos’, onde a folia vai até a meia-noite. Para completar teremos 80 seguranças de uma empresa particular para auxiliar a Guarda Municipal e a Polícia Militar no esquema de segurança – explicou o secretário de Turismo de Arraial, Olavo Carvalho.

Para São Pedro da Aldeia a promessa é de muita música durante os dias de folia. Além dos tradicionais desfiles dos blocos de rua pelos bairros, o “CarnAldeia” 2019 vai levar diversas atrações musicais à Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz. A celebração começa na sexta-feira (01) com o show de Thiago Castelen, interprete da Acadêmicos do Grande Rio. No sábado (02), a banda Me Leva Aí sobe ao palco que será montado no local, já o domingo (03) recebe a Banda Aquarela. Sucesso nos eventos de samba e pagode da Região dos Lagos, o grupo Paixão Nacional anima o público na segunda-feira (04). Os artistas do Tambores Urbanos encerram as atrações de palco aldeense na terça-feira (05). A programação acontece a partir das 21h, com apresentação de DJ.

Em Búzios, a partir do dia 27 de fevereiro os blocos de rua começam a tomar os bairros e centro com seus nomes irreverentes. Quinze blocos irão pelas ruas arrastando turistas e moradores embalados pelas bandas que já são tradição na cidade, e animam todos os dias do feriado até a quarta-feira de cinzas, sem parar. A Secretaria de Segurança Pública atuará no período com esquema especial de plantão para garantir a ordem, e a organização do trânsito com o objetivo de permitir o divertimento com o máximo de tranquilidade, conforme garantiu a Prefeitura.