Assine Já
segunda, 18 de outubro de 2021
Região dos Lagos
21ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
ARTESÃOS SEM ESPAÇO

Reforma do Espaço Torres do Cabo fica para 2022

Prefeitura de Cabo Frio afirma que não há recursos no orçamento deste ano para reparos no espaço, que está deteriorado

26 setembro 2021 - 13h41Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio descartou iniciar as obras do Espaço Cultural Torres do Cabo, que fica próximo à Praia do Forte, ainda este ano. O local que até 2020 abrigava a realização de cursos e exposições de artesãos locais padece com sérios problemas estruturais que demandam recursos não previstos para o orçamento deste ano, de acordo com o município.

Sem ter onde expor seus trabalhos, quem vive de artesanato passa por muitas dificuldades, uma vez que um novo espaço ainda não foi disponibilizado para que vendam suas obras. De acordo com a artesã Tatiana Santos, as condições do local se deterioraram de vez, a partir do seu fechamento, em março do ano passado.

A artista explica que, historicamente, as ações de manutenção no Espaço Torres do Cabo eram feitas pelos próprios expositores. Tatiana acredita que a situação poderia ser diferente, com a necessidade de intervenções menores, e não de uma reforma completa, como se anuncia.

– O que aconteceu foi por conta do fechamento mesmo, porque a gente não pôde estar lá cuidando do espaço. Então ele se deteriorou porque não teve manutenção. Desde que eu entrei lá, em 2015, toda manutenção foi feita pelos expositores. Outros expositores mais antigos dizem isso. Então, a partir do momento que a gente não pôde mais entrar no espaço, desde março do ano passado, ele ficou abandonado.

A artesã relata ainda que conseguiu retirar seus trabalhos da baia que ocupava, mas outros colegas não tiveram a mesma sorte. Ela reclama da falta de diálogo com a gestão municipal ao longo desse período.

– Outros artistas tiveram todo o trabalho perdido, mas isso não aconteceu comigo. Mesmo depois do protesto que fizemos, não foi feita nenhuma reunião conosco.

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informa que o Espaço Cultural Torres do Cabo está com problemas estruturais graves, conforme indicam dois laudos de engenharia produzidos a pedido da Secretaria Municipal de Cultura, sendo um deles emitido por uma empresa particular, e o outro pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. A Prefeitura disse que o local foi repassado para a atual gestão sem ter condições de ser utilizado. Em virtude da necessidade de reforma completa, a Secretaria de Cultura destinou a verba para a realização desta obra na previsão orçamentária de 2022, já que o município não dispõe de recursos para a reconstrução do local até o fim do ano corrente.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.