sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
EDUCAÇÃO

Rede estadual inicia aulas em março com modelo híbrido

Atividades serão de forma presencial e remota; pais poderão optar por ensino apenas à distância

13 fevereiro 2021 - 11h30Por Julian Viana
Rede estadual inicia aulas em março com modelo híbrido

As aulas na rede estadual de ensino começam a partir do próximo dia 1º de março, no modelo híbrido, de acordo com informação da Secretaria Estadual de Educação. O sistema híbrido consiste em aulas remotas e presencias – com turmas em sala de aula em dias alternados – ou somente com aulas remotas, dependendo das orientações do Comitê Científico e das autoridades de saúde. Pais e responsáveis também poderão optar pelo ensino exclusivamente remoto, caso desejem. 

O ano letivo em si começou no último dia 8 em todo o Estado do Rio de Janeiro. Neste primeiro momento, estão sendo feitas somente as avaliações socioemocionais com os estudantes. Perguntada pela Folha, a Secretaria Estadual de Educação disse que “não há diferença entre as regiões” e que o mês de fevereiro será de acolhimento. 

De acordo com a pasta, as avaliações serão feitas em duas fases. A primeira é a socioemocional, com o intuito de entender como estão os jovens após um ano afastados do ambiente escolar. Já a segunda fase começará em abril, com a aplicação das avaliações de conteúdo. Até o momento da primeira avaliação, somente serão aplicadas revisões referentes aos conteúdos de 2020.

Após os testes iniciais, a partir do mês de maio, os alunos começarão a estudar os conteúdos referentes ao ano letivo que estão matriculados. A secretaria reforça que os alunos da rede devem comparecer às escolas para responder a avaliação socioemocional e buscar o plano de estudos para o semestre. Em algumas unidades da Região dos Lagos, os questionários serão aplicados virtualmente. É o caso do CIEP 458 – Hermes Barcelos, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio. 

– O questionário socioemocional na escola onde trabalho será aplicado virtualmente, mas – na Região de uma maneira geral – eles serão aplicados presencialmente. Os diretores estão fazendo escalas para que os alunos compareçam à escola para realizarem este questionário. Algumas escolas estão em obras, então alguns diretores não estão convocando os professores para trabalharem. É o exemplo da Colégio Estadual 20 de Julho e o Frederico Villar. Ambos em Arraial do Cabo. Nesta situação, os professores se reunirão e organizarão a ideia de aplicarem o questionário socioemocional virtualmente também – conta a professora de história, Juliana Eliany, que leciona no CIEP 458. 

O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, afirma que o mês de fevereiro será dedicado a acolher alunos, pais e funcionários. 

— O mês de fevereiro será de acolhimento da comunidade escolar, um momento importante, especialmente para os alunos, já que a maior parte deles passou quase um ano afastada. Nossas unidades estão com os protocolos sanitários implementados e farão o agendamento dos grupos de alunos para evitar qualquer aglomeração – afirma. 

Em relação aos kits alimentação, a secretaria informa que eles serão entregues por agendamento direto nas unidades.