Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
EDUCAÇÃO

Rede estadual inicia aulas em março com modelo híbrido

Atividades serão de forma presencial e remota; pais poderão optar por ensino apenas à distância

13 fevereiro 2021 - 11h30Por Julian Viana
Rede estadual inicia aulas em março com modelo híbrido

As aulas na rede estadual de ensino começam a partir do próximo dia 1º de março, no modelo híbrido, de acordo com informação da Secretaria Estadual de Educação. O sistema híbrido consiste em aulas remotas e presencias – com turmas em sala de aula em dias alternados – ou somente com aulas remotas, dependendo das orientações do Comitê Científico e das autoridades de saúde. Pais e responsáveis também poderão optar pelo ensino exclusivamente remoto, caso desejem. 

O ano letivo em si começou no último dia 8 em todo o Estado do Rio de Janeiro. Neste primeiro momento, estão sendo feitas somente as avaliações socioemocionais com os estudantes. Perguntada pela Folha, a Secretaria Estadual de Educação disse que “não há diferença entre as regiões” e que o mês de fevereiro será de acolhimento. 

De acordo com a pasta, as avaliações serão feitas em duas fases. A primeira é a socioemocional, com o intuito de entender como estão os jovens após um ano afastados do ambiente escolar. Já a segunda fase começará em abril, com a aplicação das avaliações de conteúdo. Até o momento da primeira avaliação, somente serão aplicadas revisões referentes aos conteúdos de 2020.

Após os testes iniciais, a partir do mês de maio, os alunos começarão a estudar os conteúdos referentes ao ano letivo que estão matriculados. A secretaria reforça que os alunos da rede devem comparecer às escolas para responder a avaliação socioemocional e buscar o plano de estudos para o semestre. Em algumas unidades da Região dos Lagos, os questionários serão aplicados virtualmente. É o caso do CIEP 458 – Hermes Barcelos, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio. 

– O questionário socioemocional na escola onde trabalho será aplicado virtualmente, mas – na Região de uma maneira geral – eles serão aplicados presencialmente. Os diretores estão fazendo escalas para que os alunos compareçam à escola para realizarem este questionário. Algumas escolas estão em obras, então alguns diretores não estão convocando os professores para trabalharem. É o exemplo da Colégio Estadual 20 de Julho e o Frederico Villar. Ambos em Arraial do Cabo. Nesta situação, os professores se reunirão e organizarão a ideia de aplicarem o questionário socioemocional virtualmente também – conta a professora de história, Juliana Eliany, que leciona no CIEP 458. 

O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, afirma que o mês de fevereiro será dedicado a acolher alunos, pais e funcionários. 

— O mês de fevereiro será de acolhimento da comunidade escolar, um momento importante, especialmente para os alunos, já que a maior parte deles passou quase um ano afastada. Nossas unidades estão com os protocolos sanitários implementados e farão o agendamento dos grupos de alunos para evitar qualquer aglomeração – afirma. 

Em relação aos kits alimentação, a secretaria informa que eles serão entregues por agendamento direto nas unidades.


 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.