terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
BALANÇO PARCIAL

Rede de atenção à população de rua soma 61 acolhimentos em Cabo Frio

Devido à pandemia, Prefeitura expandiu o serviço com o Centro de Acolhimento Provisório

30 abril 2020 - 20h04Por Redação

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Cabo Frio expandiu a rede de atenção à população em situação de rua e, até o momento, foram 61 acolhimentos. A iniciativa é feita pela Casa de Passagem, que ganhou reforço para este período da Covid-19 com a inauguração do Centro de Acolhimento, em 17 deste mês. Ambos os equipamentos são vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e da Mulher (Sedesdim) do município.

Na Casa de Passagem, localizada na Rua Curitiba, no bairro Jardim Olinda, foram 42 acolhimentos desde o início da pandemia com a publicação do primeiro decreto municipal em 13 de março. No Centro de Acolhimento, novo espaço que fica na Avenida Vitor Rocha, no Parque Burle, foram 19 acolhimentos. 

“Traçamos um plano de ação a fim de intensificar as abordagens sociais e o acolhimento da população em situação de rua, que já era realizado no município pela Casa de Passagem. O Centro Provisório conta com a mesma estrutura da casa e fornece alimentação, dormitório, atendimento técnico as demandas de cada um, espaço de lazer e atividade. Tudo resguardando a individualidade e a privacidade dos usuários”, explicou Kathleen de Sá Teixeira, responsável pela Superintendência de Proteção Social Especial (SPSE).

Alguns dos serviços prestados pela Casa de Passagem são acolhimento, atendimentos individualizados; recebimento de usuários para higienização e alimentação; encaminhamentos diversos para a rede municipal; retorno para casa; orientação e encaminhamento para retirada de documentação, encaminhamentos ao mercado de trabalho, entre outros.