terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos beer fest
POSTO AVANÇADO

Quiosque Prefeitura Presente é inaugurado na orla da Praia do Forte, em Cabo Frio

Local servirá como ponto de apoio para noradores e turistas, além de receber atividades culturais

19 setembro 2021 - 10h00Por Redação

Foi inaugurado neste sábado (18), em Cabo Frio, o quiosque Prefeitura Presente, que prestará serviços de orientações aos moradores e turistas, como informativos com calendário de eventos da cidade, mapas e pulseira de identificação para as crianças. O local, onde também  fica a Central de Atendimento ao Turista (CAT), funcionará ainda como um espaço para exposição de artistas locais. O quiosque funciona diariamente das 9h às 17h, na orla da Praia do Forte, na altura da praça dos quiosques. A inauguração foi comandada pelo prefeito José Bonifácio, com a presença de secretários, vereadores e demais autoridades municipais.

Abrindo o quiosque simbolicamente, o prefeito cabo-friense e os secretários municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, e de Cultura, Clarêncio Rodrigues, desataram o nó da fita de inauguração, ao som de “Garota de Ipanema”, com o saxofonista Diego Mattos.

“Este é um espaço para todos os turistas e cidadãos, um ponto de apoio da prefeitura para poder receber o turista e apresentar um pouco da nossa história que é tão rica, como nossos monumentos e valores culturais. Temos tantos artesãos, músicos, escritores e escultores, precisamos valorizar a nossa história”, ressaltou o prefeito José Bonifácio, destacando a importância da valorização cultural.

Buscando uma atuação conjunta, o prefeito José Bonifácio colocou o espaço à disposição do 18º GBM/Corpo de Bombeiros Militar e do 25º Batalhão de Polícia Militar. O chefe do executivo cabo-friense destacou as atividades exercidas na cidade.

“Gostaria de agradecer o 18º GBM/Corpo de Bombeiros Militar e o 25º Batalhão de Polícia Militar, que desempenham um papel importantíssimo na nossa cidade e em nossas praias, que é nosso cartão de visitas. Disponibilizamos este espaço também como um apoio a esses serviços que são de extrema importância para toda a cidade”, agradeceu o prefeito.

No interior do quiosque estão expostos quadros do artista plástico César Ramos e os barcos em miniatura de Antônio Leite, que misturam nautimodelismo com artesanato. As embarcações reproduzem a história da Região dos Lagos. No local também estão expostas obras literárias de escritores cabo-frienses, como o livro para colorir “Aventuras na Laguna”, de Jaqueline Brum, “Lia, Flor e Sophia – As meninas poesia”, de Silvana Lima, “Poesia Feia”, de Rafael Alvarenga, entre outros exemplares de artistas locais.

Segundo Clarêncio Rodrigues, secretário de Cultura, as obras de arte ficarão no espaço por dois meses, quando darão lugar a uma nova exposição de artistas locais. Na área externa, os artesãos cabo-frienses puderam expor suas artes em macramê, bijuterias, laços de tecido e outros diversos tipos de artesanato.

Com a movimentação e crescimento de acessos durante a alta temporada, o quiosque poderá ter um esquema especial durante o verão.

“A partir de hoje estaremos funcionando diariamente das 9h ás 17h, mas no verão poderemos promover alteração no expediente do quiosque, mediante a alta temporada”, disse Carlos Cunha, secretário de Turismo, Esporte e Lazer.

Também estiveram presentes a primeira-dama de Cabo Frio, Ana Valadão, coordenadores e supervisores municipais, os vereadores Felipe Monteiro, Douglas Felizardo e Thiago Vasconcelos, a presidente do Convention & Visitors Bureau, Maria Inês Oliveros, o comandante do 18º GBM, tenente-coronel José Carlos Torres, a capitã Piccolo, representando o coronel Gustavo Bastos, do 25º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.