Assine Já
quarta, 01 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53491 Óbitos: 2186
Confirmados Óbitos
Araruama 12497 447
Armação dos Búzios 6580 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15408 901
Iguaba Grande 5564 147
São Pedro da Aldeia 7047 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
ALTA TEMPORADA

Prolagos prepara Estação de Tratamento de Água para os desafios do verão

Unidade recebeusistema próprio de produção de cloro a partir de sal de cozinha

16 novembro 2020 - 14h39Por Redação

A Prolagos, concessionária responsável pelo tratamento e abastecimento de água e coleta de tratamento de esgoto nos municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, preparou uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para os desafios da alta temporada em parceria com o poder público e protocolado na agência reguladora. 

A Estação de Tratamento de Água, localizada às margens da Lagoa Juturnaíba, no município de Araruama, passou por melhorias que , segundo a concessionária, irão disponibilizar uma operação mais segura e eficiente. A unidade tem a capacidade de tratar 1500 litros por segundo e recebeu a instalação de um moderno sistema de produção de cloro, também chamado de gerador de hipoclorito de sódio, substituindo o uso do cloro gás, o que representa maior segurança operacional e ambiental.

O novo método utiliza como matéria prima um item que já foi a principal economia da Região dos Lagos: o sal de cozinha.
 
– O processo funciona de maneira simples utilizando sal de cozinha, água e energia elétrica para produção do hipoclorito de sódio. Com a implantação do gerador, a produção e dosagem da solução é automatizada, dispensando contato manual com o produto químico. Este é um sistema inovador, eficiente, seguro e ambientalmente correto – conta  Rogério Marins, coordenador de Operações na ETA.

A estação também recebeu uma nova subestação de energia e dois grupos de geradores. Outras medidas também foram tomadas para garantir a eficiência da unidade, como a limpeza dos decantadores e dos reservatórios. A higienização das três câmaras com capacidade total de 3,6 milhões de litros de água, o equivalente a duas piscinas olímpicas, foi realizada em apenas dois dias e contou com o apoio de mergulhadores profissionais. 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.