Assine Já
terça, 07 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53752 Óbitos: 2196
Confirmados Óbitos
Araruama 12500 448
Armação dos Búzios 6589 73
Arraial do Cabo 1755 93
Cabo Frio 15618 902
Iguaba Grande 5581 147
São Pedro da Aldeia 7054 290
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
PLANO VERÃO

Prolagos lança campanha para o verão

Concessionária faz conscientização para o uso inteligente de água

30 novembro 2020 - 09h17Por Redação

Na contagem regressiva para o período de alta temporada, desafiador na região para o abastecimento d’água por conta do aumento expressivo do número de pessoas a partir da chegada de turistas, a Prolagos – concessionária responsável pelo tratamento e abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Arraial, Cabo Frio, Búzios, São Pedro e Iguaba Grande – lançou o plano “Cuidar é a cara do verão”, com orientações sobre consumo consciente. 

– É uma data bem esperada pelos comerciantes e nós, como prestadores de serviços, esperamos oferecer o máximo de conforto para os turistas – diz o gerente de operações da Prolagos, José Vicente Marino, enfatizando que a empresa se prepara para o verão desde o fim do carnaval. 

– A gente acredita que o movimento vai realmente aumentar neste verão por conta de muitas pessoas estarem enclausuradas dentro de casa devido à pandemia.

Em 2020, a Prolagos investiu na Estação de Tratamento de Água (ETA),que recebeu um sistema próprio de produção de cloro a partir do sal de cozinha produzido pela própria concessionária. A instalação de novas abdutoras espalhadas em diversos pontos das cidades que recebem o serviço também faz parte dos investimentos feitos até então. Além de todas essas mudanças, a Prolagos também abastece os reservatórios que auxiliam na distribuição de água em um horário ou dia de maior consumo. 

Na campanha “Cuidar é a cara do verão”, a concessionária alerta que os clientes lavem os seus reservatórios e os encham com antecedência a partir do início de dezembro. O gerente de operações afirma que “a reserva de água é fundamental”. O ideal é que a higienização dos reservatórios seja feita a cada seis meses. Além de se fazer um reservatório, o uso inteligente da água também é fundamental. A matemática funciona assim da seguinte forma: Cada pessoa consome – em média – 200 litros de água por dia. Em uma casa contendo cinco pessoas, por exemplo, é necessária uma caixa d’água diária de 1000 litros. 

Dentre as recomendações estabelecidas pela Prolagos estão: higienizar os reservatórios; encher as cisternas e caixas; regular as boias e vistoriar as conexões; limpar a caixa de gordura; e controlar o número de pessoas versus a capacidade do imóvel.

 – Se há um certo tipo de preparo, a dor de cabeça é evitada. Por isso que a gente bate nessa tecla, para que as pessoas possam se conscientizar. O trabalho não pode ser feito de maneira isolada, é necessária a contribuição de todos – afirma Vicente. 

Além dos investimentos no ETA, a concessionária também investiu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com a aquisição de novos grupos de geradores. Todas as ações feitas pela Prolagos são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

A concessionária recebeu recentemente um certificado pela Safe Guard da Bureau Veritas, que atestou que todas as lojas da Prolagos cumprem os rigorosos protocolos de saúde e segurança para evitar a propagação do novo coronavírus.
 
Atualmente, por medidas de segurança, as unidades continuam fechadas para o atendimento presencial. Os atendimentos estão disponíveis pelo aplicativo Águas App, pelos totens espalhados pelos diferentes pontos das cidades e por meio do WhatsApp.

.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.