sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
PLANO VERÃO

Prolagos lança campanha para o verão

Concessionária faz conscientização para o uso inteligente de água

30 novembro 2020 - 09h17Por Redação

Na contagem regressiva para o período de alta temporada, desafiador na região para o abastecimento d’água por conta do aumento expressivo do número de pessoas a partir da chegada de turistas, a Prolagos – concessionária responsável pelo tratamento e abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Arraial, Cabo Frio, Búzios, São Pedro e Iguaba Grande – lançou o plano “Cuidar é a cara do verão”, com orientações sobre consumo consciente. 

– É uma data bem esperada pelos comerciantes e nós, como prestadores de serviços, esperamos oferecer o máximo de conforto para os turistas – diz o gerente de operações da Prolagos, José Vicente Marino, enfatizando que a empresa se prepara para o verão desde o fim do carnaval. 

– A gente acredita que o movimento vai realmente aumentar neste verão por conta de muitas pessoas estarem enclausuradas dentro de casa devido à pandemia.

Em 2020, a Prolagos investiu na Estação de Tratamento de Água (ETA),que recebeu um sistema próprio de produção de cloro a partir do sal de cozinha produzido pela própria concessionária. A instalação de novas abdutoras espalhadas em diversos pontos das cidades que recebem o serviço também faz parte dos investimentos feitos até então. Além de todas essas mudanças, a Prolagos também abastece os reservatórios que auxiliam na distribuição de água em um horário ou dia de maior consumo. 

Na campanha “Cuidar é a cara do verão”, a concessionária alerta que os clientes lavem os seus reservatórios e os encham com antecedência a partir do início de dezembro. O gerente de operações afirma que “a reserva de água é fundamental”. O ideal é que a higienização dos reservatórios seja feita a cada seis meses. Além de se fazer um reservatório, o uso inteligente da água também é fundamental. A matemática funciona assim da seguinte forma: Cada pessoa consome – em média – 200 litros de água por dia. Em uma casa contendo cinco pessoas, por exemplo, é necessária uma caixa d’água diária de 1000 litros. 

Dentre as recomendações estabelecidas pela Prolagos estão: higienizar os reservatórios; encher as cisternas e caixas; regular as boias e vistoriar as conexões; limpar a caixa de gordura; e controlar o número de pessoas versus a capacidade do imóvel.

 – Se há um certo tipo de preparo, a dor de cabeça é evitada. Por isso que a gente bate nessa tecla, para que as pessoas possam se conscientizar. O trabalho não pode ser feito de maneira isolada, é necessária a contribuição de todos – afirma Vicente. 

Além dos investimentos no ETA, a concessionária também investiu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com a aquisição de novos grupos de geradores. Todas as ações feitas pela Prolagos são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

A concessionária recebeu recentemente um certificado pela Safe Guard da Bureau Veritas, que atestou que todas as lojas da Prolagos cumprem os rigorosos protocolos de saúde e segurança para evitar a propagação do novo coronavírus.
 
Atualmente, por medidas de segurança, as unidades continuam fechadas para o atendimento presencial. Os atendimentos estão disponíveis pelo aplicativo Águas App, pelos totens espalhados pelos diferentes pontos das cidades e por meio do WhatsApp.

.