terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
ABASTECIMENTO

Prolagos instala estações de bombeamento de água em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia

Unidades vão aumentar pressão nas redes e reforçar a fornecimento de água tratada nas áreas mais elevadas

22 setembro 2020 - 16h43Por Redação

Duas novas estações de bombeamento entraram em operação nesta semana e vão impulsionar o abastecimento nos bairros Monte Alegre 2, em Cabo Frio, e Praia Linda, em São Pedro da Aldeia. Os boosters irão aumentar a pressão na rede de distribuição, contribuindo para que a água chegue nos pontos mais distantes e elevados. A ação faz parte de um conjunto de intervenções realizadas pela Prolagos para melhorar o abastecimento em toda área de concessão, em especial na alta temporada, quando a população ultrapassa a marca de um milhão de pessoas.

As duas estações entraram em funcionamento após a conclusão da última etapa de instalação, que é a telemetria, quando as bombas passam a ser controladas e operadas remotamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. “Fizemos vários estudos de simulação hidráulica para entender o consumo de cada área e identificamos o melhor sistema de bombeamento para cada localidade. Hoje, ambos já estão em pleno funcionamento e sendo monitorados 24 horas por dia via CCO”, comenta o supervisor de distribuição de água João Cláudio Macedo.

Um dos principais desafios no abastecimento em pontos mais elevados é manter a rede pressurizada, principalmente, em períodos de alto consumo, como o verão. Para isso, a Prolagos conta com boosters em diversas partes do sistema de distribuição. Até o momento são mais de 100 em funcionamento e a previsão é que outros três sejam construídos até o fim do ano. A concessionária, recentemente, implantou também novas unidades no Guriri, em Cabo Frio, Baleia e Balneário das Conchas, em São Pedro da Aldeia.

Além das instalações dos novos conjuntos de bombeamento, a concessionária está realizando a revitalização e manutenção nas estações já existentes, como as unidades do bairro Botafogo e Recanto do Sol, em São Pedro da Aldeia, e do bairro Morro da Cabocla, em Arraial do Cabo. Os investimentos fazem parte do Programa de Melhoria Contínua no Sistema de Abastecimento de Água dos cinco municípios da área de abrangência da Prolagos: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.