quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
CONTRA O DESPERDÍCIO

Prolagos inicia Operação 'Caça Vazamentos'

Ação tem o objetivo de identificar vazamentos de água na rede de distribuição das cidades da área de concessão

17 abril 2021 - 16h30Por Redação

A Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, iniciou nesta semana a "Operação Caça Vazamentos". A ação realizada com o auxílio de escutas, tem o objetivo de identificar escapes de água tratada na rede de distribuição das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Antes do início das atividades, a equipe passou por um mês de treinamento. Na primeira etapa, o trabalho vai percorrer 500 km de redes e adutoras, em 75 bairros das cinco cidades. A varredura no sistema de tubulação é feita durante a noite. Com o apoio do geofone eletrônico (uma haste de escuta mecânica), a equipe faz a identificação de sinais de vibração ou ruído na ligação. Com o auxílio do aparelho é possível localizar vazamentos ocultos sem que seja necessário causar danos ao solo.

"Vários vazamentos não afloram na superfície, indo para galerias ou para o próprio solo quando é arenoso. São os chamados vazamentos invisíveis. Esse serviço é realizado à noite por conta do menor índice de ruídos nas ruas, então se as pessoas verem nossos funcionários utilizando colete reflexivo e uniforme escrito "a serviço da Prolagos", passando com estes equipamentos e lanternas, podem ficar tranquilas" - explica Rogério Marins, coordenador de Perdas da Prolagos.

O foco da ação é encontrar vazamentos causados devido à rede antiga, ao solo arenoso, rachaduras ou até interferência de obras, mas ainda é possível detectar ligações irregulares, mais conhecidos como "gatos". Neste caso, antes de ser identificado, o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização, por meio dos canais de atendimento: 0800 70 20 195 ou WhatsApp (22) 99722-8242.