sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
ABASTECIMENTO

Prolagos implanta rede de água no Alto da Rasa, em Búzios

Segundo concessionária, obra faz parte de ações de melhoria contínua no município

10 junho 2020 - 18h57Por Redação

A Prolagos iniciou a implantação de rede de abastecimento de água tratada no bairro Alto da Rasa, em Armação dos Búzios. A obra contará com o assentamento de aproximadamente 800 metros de tubo de polietileno de alta densidade (PEAD), um dos materiais mais modernos para este tipo de serviço. Além da melhoria no sistema, a concessionária irá realizar a interligação aos imóveis do local beneficiando mais de 100 residências.

A rede, que irá passar por três condomínios na rua 56, contará ainda com uma nova casa de bombas (booster) que irá auxiliar no abastecimento de todo o bairro, aumentando a pressão nas redes e contribuindo para que a água chegue nos pontos mais distantes e elevados. “A nova unidade de bombeamento também proporciona recuperação mais rápida do sistema em caso de paradas emergenciais, minimizando o impacto das intervenções. O booster será automatizado e com telemetria para que as operações sejam monitoradas e operadas remotamente do Centro de Controle Operacional”, comenta João Cláudio Macedo, supervisor de distribuição de água, que acompanha a execução do projeto.

A iniciativa complementa as ações realizadas em Búzios com foco no aumento da eficiência dos serviços e ampliação dos sistemas de água e esgoto. “Em alinhamento com a prefeitura, estamos utilizando o período de pandemia, onde o número de pessoas circulando nas ruas é menor, para antecipar obras que estavam em nosso Plano de Melhoria Contínua. Neste mês, entramos na reta final da extensão de rede de água para cerca de 190 imóveis no bairro Caravelas. Além disso, iniciamos importante obra de implantação de mais de seis quilômetros de rede coletora de esgoto, que contemplará os bairros Manguinhos, Geribá, Alto de Búzios e Centro, onde cerca de 600 residências serão beneficiadas”, comenta Sérgio Braga, diretor-presidente da Prolagos, empresa do grupo Aegea.

Além de Armação dos Búzios, a concessionária é responsável pelo tratamento e distribuição de água e captação e tratamento de esgoto dos municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Em toda área de concessão, a empresa opera 107 estações de bombeamento e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de produzir 1.500 litros por segundo.