A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio recomendou às concessionárias Prolagos e Ampla a elaboração em até 60 dias de plano de contingência para evitar falta de água e energia elétrica na Região dos Lagos no próximo verão.
No início deste ano, o Ministério Público recebeu inúmeras reclamações sobre falta de água, pois em algumas regiões, a interrupção chegou a durar mais de duas semanas. Desde então, foi instaurado inquérito civil para apurar falhas na prestação de serviço de abastecimento de água nos municípios de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.
Durante investigações, as concessionárias alegaram problemas pontuais como a ruptura de uma adutora em São Pedro da Aldeia e a queda de um poste. A falta dos serviços teria ocorrido devido ao aumento da população da região durante os meses de dezembro a fevereiro.
No entanto, de acordo com o Ministério Público, o aumento do consumo devido à sazonalidade da população é fator previsível e, portanto, cabe às concessionárias se prepararem previamente para o verão.