sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Prolagos celebra a sustentabilidade durante premiação do CaptaAção

Alunos da rede pública criam artesanato, música e filme e mostram o que aprenderam com o projeto de educação socioambiental

23 setembro 2019 - 20h10
Prolagos celebra a sustentabilidade durante premiação do CaptaAção

“Vou te contar uma história de alguns fatos de verdade, que fala sobre o lixo e também da reciclagem. Fui pro passeio da escola que era perto daqui, chegando lá era o ateliê do Carlos Scliar. Lá eles disseram um pouco sobre o descarte, que se a gente reciclar ele pode virar arte”. A primeira estrofe de Reciclando o Universo, primeiro lugar na categoria “Composição Musical”, resume como foi o projeto CaptaAção, realizado pela Prolagos em parceria com o Instituto Carlos Scliar, cuja edição “Seu Descarte, Minha Arte” encerrou sábado, na Casa Scliar, em cerimônia de premiação dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos que participaram das atividades.

Depois de passarem por uma imersão sobre sustentabilidade e consumo consciente, alunos do nono ano da rede pública de ensino dos municípios da área de atuação da concessionária foram convidados a produzirem peças artísticas para contar o que assimilaram. O resultado foi uma mostra de criatividade e sensibilidade dos jovens que depois de aprenderem, passaram a ensinar e compartilhar a mensagem de que é possível contribuir com o meio ambiente por meio de música, filme e artesanato.

Descrevendo a experiência de participar do CaptaAção e reforçando a importância da reciclagem e como a poluição está chegando ao meio ambiente, alunos da Escola Municipalizada Capitão Costa, de São Pedro da Aldeia, conquistaram a primeira posição. “Fiquei muito feliz. Na hora não consegui pensar em nada, foi uma emoção muito grande. Eu e meus amigos nos inspiramos na visita que fizemos à Casa Scliar e tudo o que foi dito na palestra e no vídeo a que assistimos que mostrava o fundo do mar. Falamos sobre poluição e reciclagem na nossa música”, comentou Matheus Martins, que contou com apoio dos colegas Gabriel da Silva e Gabriel Moreira na composição.

Competindo na final com um vestido de luxo feito em papel jornal e um jardim sustentável com pneus, o Violão Aquático, utilizando um instrumento danificado e vidro, ganhou na categoria “Artesanato Sustentável”. Desenvolvido por alunos da E.M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, de São Pedro da Aldeia, a peça reproduziu o fundo do mar e peixes naturais mostravam a sua funcionalidade. “A ideia inicial era fazer um violão de plástico e vidro, mas não ficou bom. A nossa orientadora sugeriu fazer todo de vidro e deu certo. O mais legal que para desenvolver este projeto ainda conheci novas pessoas na escola”, comentou Jonatha Rodrigues, que estuda no turno da tarde, que desenvolveu o projeto com Stephany de Souza, da manhã.    

Na categoria Curta-metragem, alunos da E. M. Nicomedes Theotônio Vieira, de Armação dos Búzios, fizeram um paralelo entre o crescimento de uma menina e a poluição de sua praia preferida. Para contar a história, eles utilizaram desenho feito à mão. “O CaptaAção me transformou, pois, as vezes eu tentava mudar o pensamento das outras pessoas, mas não mudava minhas atitudes. Depois dessa reflexão, tentei mudar meu modo de agir em relação ao meio ambiente. Percebo que mesmo com pequenas ações estou tendo o resultado que queria. Sobre o prêmio, não achei que fosse ficar em primeiro lugar, o que queria era mostrar a importância da conscientização sobre o cuidado com a natureza. Estou muito feliz - disse Alexia Moura, que contou com a parceria dos colegas Júlio Lage, Kaylane Linhares, Rafaela Gomes e Yasmim Mariano.

De abril a agosto, centenas de alunos de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia debateram os cuidados que cada um deve ter com o meio ambiente e como o descarte irregular de lixo está afetando os ecossistemas. As atividades aconteceram na Casa Scliar, que recebeu a exposição “Pense”, instalações feitas a partir de lixo coletado na Praia do Forte, em Cabo Frio. “O CaptaAção é um dos projetos de educação socioambiental que realizamos. Ver o desenvolvimento desses alunos, a qualidade dos trabalhos e perceber como eles estão mais conscientes e preocupados com o meio ambiente, mudando não somente suas atitudes em relação ao uso dos recursos naturais, mas também influenciando as pessoas dos seus núcleos de vivência, nos mostra que estamos no caminho certo”, finaliza o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida, que participou da cerimônia de premiação.

Relação dos vencedores

Categoria “Composição Musical”

 

1º lugar

Música: Reciclando o Universo

Instituição: E. Municipalizada Capitão Costa, de São Pedro da Aldeia

Alunos: Gabriel da Silva Cunha; Gabriel Moreira Tuzzi; Matheus Martins Silva de Almeida

Professor Orientador: Priscilla Brites Xavier Marques

 

2º lugar

Música: Baile da Preservação

Instituição: E.M. Nerea Esther Batista Alcoforado Natividade, de Iguaba Grande

Alunos: Elias Souza Nogueira; Jessé Neves Souza da Silva; Thiago Carboni de Oliveira

Professor Orientador: Loar dos Santos Coutinho

 

3º lugar

Música: Era Uma Vez

Instituição: E.M. Narciso Macedo, de Iguaba Grande

Alunos: Kamily Farias da Silva Brito; Kawan de Jesus Pereira da Costa; Marcielly Azevedo do Carmo; Maria Fernanda Pereira da Silva

Professor Orientador: Marcela Simões

 

Categoria “Artesanato Sustentável”

 

1º lugar

Peça: Violão Aquático

Instituição: E.M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, de São Pedro da Aldeia

Alunos: Jonatha Rodrigues Costa Ribeiro; Stephany de Souza Pereira Ferreira

Professor Orientador: Maria Lucivânia dos Santos Silva

 

2º lugar

Peça: Peça de Jardim Sustentável

Instituição: E.M. Narciso Macedo, de Iguaba Grande

Alunos: Kawan de Jesus Pereira da Costa; Maria Fernanda Pereira da Silva

Professor Orientador: Marcela Simões

 

3º lugar

Peça: Vestido de Luxo Sustentável

Instituição: E.M. Prof° Carlos Alberto Gomes de Carvalho, de Cabo Frio

Alunos: Maria Luísa Silva Souza

Professor Orientador: Cláudia Cristina Amaral de Oliveira

 

Categoria “Curta-metragem”

 

1º lugar

Curta: Final Feliz?

Instituição: Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, Armação dos Búzios

Alunos: Alexia Moura Daltro; Júlio Lage da Verdade; Kaylane Linhares de Carvalho; Rafaela Gomes Marinho; Yasmim Mariano Gomes

Professor orientador: Magno Costa

 

2º lugar

Curta: De Caco em Caco

Instituição: E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, São Pedro da Aldeia

Alunos: Cassiane da Silva Castro; Thiago Rodrigues de Souza Silva; Stephany de Souza Pereira Ferreira; Matheus de Oliveira Perciliano; Jonatha Rodrigues Costa Ribeiro

Professor orientador: Maria Lucivânia dos Santos Silva

 

3º lugar

Curta: A ação humana degrada o meio ambiente

Instituição: Colégio Municipal Vera Felizardo, Arraial do Cabo

Alunos: Caio Alves Dantas; Lucas Eduardo de Oliveira; Matheus Kiffer; Wagner Luiz Cavalcanti

Professor orientador: Ana Cristina