Assine Já
segunda, 26 de julho de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 45921 Óbitos: 1853
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5456 57
Arraial do Cabo 1564 87
Cabo Frio 12520 751
Iguaba Grande 4746 114
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4166 218
Últimas notícias sobre a COVID-19
PROTEÇÃO AMBIENTAL

Projeto na Alerj cria monumento natural nas Dunas do Peró

Objetivo é proteger uma imensa área de dunas entre a Praia do Peró e a Estrada do Guriri

05 abril 2021 - 10h06Por Redação

A Costa do Sol poderá ganhar em breve o Monunento Natural das Dunas do Peró, em Cabo Frio. O projeto será apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Carlos Minc (PSB) e o objetivo é proteger uma imensa área de dunas entre a Praia do Peró e a Estrada do Guriri, que liga Cabo Frio a Búzios. O projeto, que está sendo feito pelo biólogo Paulo Bidegain, permite a exploração de atividades econômicas, voltadas para o turismo e o meio ambiente, em no máximo 10% da área total das dunas, que atualmente integra a Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil, de responsabilidade do Inea.

Nesta segunda-feira, Carlos Minc pede ao secretário estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, que atenda ao pedido de moradores e ambientalistas para aumentar a segurança nas Dunas do Peró. A comunidade reclama da ausência da Upam de Cabo Frio e dos guarda-parques do Inea nas áreas protegidas e da falta de policiamento ostensivo que deveria ser feito pelo 25º BPM (Cabo Frio). Na sexta-feira (2), um casal com os filhos foi vítima de assalto próximo à Rua dos Badejos. Dois homens armados levaram os celulares das vítimas. 

– Através da comissão do Cumpra-se (cumprimento de leis) e da Frente Parlamentar Ambientalista vamos atuar para que a APA do Pau Brasil, seja nas dunas ou na praia, conte com segurança, não somente para a preservação do local como também para segurança de moradores e visitantes.

Acionada por moradores, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, Patrícia Cardinot, também prometeu pedir providências ao comandante do 25º BPM, coronel  Rodrigo Ibiapina.

– Como foi feito em outras oportunidades, vamos renovar o pedido de reforço policial, com rondas periódicas, no local. É necessário, porém, que eventuais vítimas procurem a delegacia para fazer o boletim de ocorrência e que as pessoas evitem circular em locais ermos, de difícil acesso – disse Cardinot, que também vai pedir a presença da Upam (polícia ambiental), instalada próximo ao local, no Parque da Costa do Sol (Peró e Conchas) e na APA do Pau Brasil

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.