Assine Já
segunda, 26 de julho de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 45921 Óbitos: 1853
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5456 57
Arraial do Cabo 1564 87
Cabo Frio 12520 751
Iguaba Grande 4746 114
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4166 218
Últimas notícias sobre a COVID-19
MULHERES DE SAL

Projeto literário 'Mulheres de Sal' abrirá inscrições para oficinas gratuitas

Projeto tem como foco principal a relação entre a literatura e gênero promovendo encontros de criação e troca literária entre mulheres

19 janeiro 2021 - 11h10Por Redação

Sediado no município de São Pedro da Aldeia, mas abrangendo todas as cidades da Região dos Lagos, o Projeto Literário Mulheres de Sal abrirá inscrições para quatro oficinas de formação literária e de capacitação de mulheres para a entrada no mercado editorial na próxima quarta-feira (20). O projeto tem como foco principal a relação entre a literatura e gênero promovendo encontros de criação e troca literária entre mulheres transgênero, cisgênero, brancas, negras, quilombolas e de comunidades pesqueiras da região. As oficinas serão realizadas nos dias 21 e 28 de fevereiro.

 A antropóloga e escritora Aline Moschen de Andrade, idealizadora do projeto, explica que o nome ‘Mulheres de Sal’ faz uma referência à memória das salinas, elemento que interliga todas as cidades da região. 

– Tive a ideia de criar o projeto porque, como escritora, percebi as grandes dificuldades que as mulheres têm de se colocarem e de publicarem as suas obras no mundo literário. No ano passado, tive a oportunidade de publicar a minha primeira obra, mas logo em seguida percebi que as minhas amigas e colegas de escrita tinham publicado pouquíssimas obras ou não tinham publicado nada. 

Através desse episódio, Aline percebeu que as mulheres precisam enfrentar muitas barreiras no mercado editorial. 

– Percebi que não existe um incentivo para a publicação de mulheres. Foi aí que eu entendi a necessidade de se criar um projeto com o objetivo de incentivar essas mulheres – comenta. 

Pensando em abrir novos caminhos e oportunidades para as mulheres, Aline organizou, através do projeto Mulheres de Sal, quatro oficinas de formação literária e capacitação. As inscrições começarão no dia 20 de janeiro e deverão ser feitas pelo site www.mulheresdesal.com. A programação será online, exclusiva para mulheres maiores de 18 anos e totalmente gratuita. 

– Durante as oficinas, as participantes aprenderão técnicas de escrita, publicação e difusão literária. Também serão incentivadas a produzir textos, que serão publicados na antologia Mulheres de Sal, que integra o projeto. Vamos finalizar o projeto com a publicação da antologia em formato e-book e a produção de um documentário sobre literatura e gênero na Região dos Lagos – ressalta Aline.

A iniciativa é fomentada pelo Edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro como ação decorrente da Lei Aldir Blanc. 

Confira a programação completa: 

• 21/02 às 17h: Oficina “Teoria Feminista e Literatura”/mediação de Paolla Souza 
A oficina tem como proposta principal fomentar a construção da escrita de si. É uma oficina de escrita que compreende a importância do feminismo decolonial como aporte teórico e a experiência do corpo para o processo da escrita. A oficina também visa suscitar questões e possíveis respostas relativas ao papel da mulher como autora de suas próprias narrativas na contemporaneidade.

• 21/02 às 18h: Oficina “Escrita Poética para a Cena Teatral”/mediação de Lara Couto 
Oficina voltada para o desenvolvimento de experimentos dramatúrgicos a partir de vivências pessoais, debatendo o uso da memória como ponto de partida para a criação autoral e exercitando a elaboração poética de narrativas autobiográficas para a cena teatral. 

• 28/02 às 17h: Oficina “Narrativas de diários e crônicas”/mediação de Mariam Daychoum 
A oficina abordará dois gêneros literários: diários e crônicas. Introdutoriamente, o projeto buscará definir o conceito de cada um desses gêneros, apreciando-os a partir de alguns exemplos e também buscará abordar algumas técnicas de escrita, visando à prática. 

• 28/02 às 18h: Oficina “Estratégias para publicação e difusão literária”/mediação de Juliana Ramos
A oficina abordará algumas das formas de auto-publicação literária, métodos e técnicas na produção dos livros físicos ou e-books, e ainda apresentará alguns dos documentos que são necessários para o registro de obras literárias.
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.