sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MULHERES DE SAL

Projeto literário 'Mulheres de Sal' abrirá inscrições para oficinas gratuitas

Projeto tem como foco principal a relação entre a literatura e gênero promovendo encontros de criação e troca literária entre mulheres

19 janeiro 2021 - 11h10Por Redação

Sediado no município de São Pedro da Aldeia, mas abrangendo todas as cidades da Região dos Lagos, o Projeto Literário Mulheres de Sal abrirá inscrições para quatro oficinas de formação literária e de capacitação de mulheres para a entrada no mercado editorial na próxima quarta-feira (20). O projeto tem como foco principal a relação entre a literatura e gênero promovendo encontros de criação e troca literária entre mulheres transgênero, cisgênero, brancas, negras, quilombolas e de comunidades pesqueiras da região. As oficinas serão realizadas nos dias 21 e 28 de fevereiro.

 A antropóloga e escritora Aline Moschen de Andrade, idealizadora do projeto, explica que o nome ‘Mulheres de Sal’ faz uma referência à memória das salinas, elemento que interliga todas as cidades da região. 

– Tive a ideia de criar o projeto porque, como escritora, percebi as grandes dificuldades que as mulheres têm de se colocarem e de publicarem as suas obras no mundo literário. No ano passado, tive a oportunidade de publicar a minha primeira obra, mas logo em seguida percebi que as minhas amigas e colegas de escrita tinham publicado pouquíssimas obras ou não tinham publicado nada. 

Através desse episódio, Aline percebeu que as mulheres precisam enfrentar muitas barreiras no mercado editorial. 

– Percebi que não existe um incentivo para a publicação de mulheres. Foi aí que eu entendi a necessidade de se criar um projeto com o objetivo de incentivar essas mulheres – comenta. 

Pensando em abrir novos caminhos e oportunidades para as mulheres, Aline organizou, através do projeto Mulheres de Sal, quatro oficinas de formação literária e capacitação. As inscrições começarão no dia 20 de janeiro e deverão ser feitas pelo site www.mulheresdesal.com. A programação será online, exclusiva para mulheres maiores de 18 anos e totalmente gratuita. 

– Durante as oficinas, as participantes aprenderão técnicas de escrita, publicação e difusão literária. Também serão incentivadas a produzir textos, que serão publicados na antologia Mulheres de Sal, que integra o projeto. Vamos finalizar o projeto com a publicação da antologia em formato e-book e a produção de um documentário sobre literatura e gênero na Região dos Lagos – ressalta Aline.

A iniciativa é fomentada pelo Edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro como ação decorrente da Lei Aldir Blanc. 

Confira a programação completa: 

• 21/02 às 17h: Oficina “Teoria Feminista e Literatura”/mediação de Paolla Souza 
A oficina tem como proposta principal fomentar a construção da escrita de si. É uma oficina de escrita que compreende a importância do feminismo decolonial como aporte teórico e a experiência do corpo para o processo da escrita. A oficina também visa suscitar questões e possíveis respostas relativas ao papel da mulher como autora de suas próprias narrativas na contemporaneidade.

• 21/02 às 18h: Oficina “Escrita Poética para a Cena Teatral”/mediação de Lara Couto 
Oficina voltada para o desenvolvimento de experimentos dramatúrgicos a partir de vivências pessoais, debatendo o uso da memória como ponto de partida para a criação autoral e exercitando a elaboração poética de narrativas autobiográficas para a cena teatral. 

• 28/02 às 17h: Oficina “Narrativas de diários e crônicas”/mediação de Mariam Daychoum 
A oficina abordará dois gêneros literários: diários e crônicas. Introdutoriamente, o projeto buscará definir o conceito de cada um desses gêneros, apreciando-os a partir de alguns exemplos e também buscará abordar algumas técnicas de escrita, visando à prática. 

• 28/02 às 18h: Oficina “Estratégias para publicação e difusão literária”/mediação de Juliana Ramos
A oficina abordará algumas das formas de auto-publicação literária, métodos e técnicas na produção dos livros físicos ou e-books, e ainda apresentará alguns dos documentos que são necessários para o registro de obras literárias.