sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MEIO AMBIENTE AGRADECE

Projeto Limpeza dos Mares acontece neste sábado (18), em Arraial do Cabo

Sétima edição ocorrerá simultaneamente em três praias do município

14 setembro 2021 - 19h00Por Redação

A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac) e o Projeto “Mar Sem Lixo” realizam nesse sábado (18), a partir das 9h, a sétima edição do projeto “Limpeza dos Mares”. As ações de limpeza e conscientização ambiental vão acontecer simultaneamente em três praias: Anjos, Forno e Grande, com destaque para a limpeza do “pesqueiro” da Praia Grande, no lado esquerdo da praia, onde há muitos resíduos acumulados”

“Estamos permanentemente em ações de limpeza nas praias e já temos um diagnóstico de onde a situação está mais grave. Por isso, conseguimos fazer o roteiro do evento de modo mais eficiente, visando garantir o melhor aproveitamento do tempo e o mínimo desgaste dos voluntários. É muito importante esse planejamento”, explicou o presidente do “Mar Sem Lixo”, Luiz Roberto Ramos

As ações nessa edição vão acontecer nas areias das praias e áreas de restinga, para recolher microlixo e lixo doméstico que não largados nas areias ou chegam trazidos pelo vento e até mesmo pelas marés. Tampinhas, embalagens pet, de alumínio e de vidro, guimbas de cigarro, embalagens plásticas de todos os tipos, produtos descartáveis e outros tipos de lixo são os principais alvos da ação. 

“A Aremac desenvolve esse projeto há alguns anos, em parceria com o ‘Mar Sem Lixo’. O nosso objetivo fundamental é garantir a remoção da maior quantidade possível de resíduos das areias das praias, que podem chegar até o mar e prejudicar a vida marinha, que é de onde os beneficiários da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo retiram o seu sustento. É uma ação que está aberta para quem quiser participar. Todos são bem vindos, de qualquer idade”, disse o presidente da Aremac, Eraldo Cunha.

A edição 2021 do projeto “Limpeza dos Mares” terá ainda o apoio da Eco Trilhas, do movimento “Preserve Arraial do Cabo” e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Todo o material recolhido pelos voluntários durante a ação é separado e feita a triagem pelos técnicos do projeto para o encaminhamento correto para reciclagem. Além disso, será feito de forma experimental um primeiro estudo para viabilização da implantação de projeto de reciclagem nas praias e bairros (Ecopontos).