quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
MÃOZINHAS NA TERRA

Projeto 'Horta nas Escolas' reforça o conceito de sustentabilidade entre os alunos em Araruama

As crianças aprendem em sala de aula sobre os conceitos de sustentabilidade e depois colocam em prática nos canteiros

09 setembro 2021 - 13h38Por Redação

O projeto 'Horta nas Escolas', promovido em conjunto pelas secretarias municipais de Educação e Ambiente de Araruama, tem despertado a consciência dos alunos para a importância dos cuidados com a natureza e o plantio dos alimentos. As crianças aprendem em sala de aula sobre os conceitos de sustentabilidade e depois colocam todo aprendizado em prática nos canteiros de hortaliças, feitos nas escolas. 

Os alunos colocam literalmente as mãozinhas na terra. Sob a supervisão de professores, eles ajudam a plantar, irrigar e auxiliam também na hora da colheita. A ação é realizada nas cinco Escolas 100% Ecológicas do município:  Escola Municipal Menino Robson Júnior; Praça Escola Municipal Marcos Heron, Escola Municipal Fábio Siqueira; Escola Municipal Prefeito Afranio Valladares e Escola Municipal Altevir Vieira Pinto Barreto.

Juntas, essas unidades atendem mais de dois mil e 100 alunos. Além das Escolas Ecológicas, o projeto também está presente em outras unidades de ensino do município.

Nas hortas elas cultivam alface, couve, rúcula, chicória, beringela, coentro, salsa...Todo o plantio é orgânico, ou seja, sem o uso de agrotóxicos. Essa é mais uma lição para os alunos que já aprendem também sobre os riscos desses agentes químicos.

E não para por aí: as hortaliças orgânicas são usadas para incrementar a merenda das crianças nas escolas. Assim, elas seguem aprendendo o valor de ajudar a produzir o próprio alimento e ainda contribuem para um meio ambiente mais sustentável.