Assine Já
segunda, 25 de outubro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
MÃOZINHAS NA TERRA

Projeto 'Horta nas Escolas' reforça o conceito de sustentabilidade entre os alunos em Araruama

As crianças aprendem em sala de aula sobre os conceitos de sustentabilidade e depois colocam em prática nos canteiros

09 setembro 2021 - 13h38Por Redação

O projeto 'Horta nas Escolas', promovido em conjunto pelas secretarias municipais de Educação e Ambiente de Araruama, tem despertado a consciência dos alunos para a importância dos cuidados com a natureza e o plantio dos alimentos. As crianças aprendem em sala de aula sobre os conceitos de sustentabilidade e depois colocam todo aprendizado em prática nos canteiros de hortaliças, feitos nas escolas. 

Os alunos colocam literalmente as mãozinhas na terra. Sob a supervisão de professores, eles ajudam a plantar, irrigar e auxiliam também na hora da colheita. A ação é realizada nas cinco Escolas 100% Ecológicas do município:  Escola Municipal Menino Robson Júnior; Praça Escola Municipal Marcos Heron, Escola Municipal Fábio Siqueira; Escola Municipal Prefeito Afranio Valladares e Escola Municipal Altevir Vieira Pinto Barreto.

Juntas, essas unidades atendem mais de dois mil e 100 alunos. Além das Escolas Ecológicas, o projeto também está presente em outras unidades de ensino do município.

Nas hortas elas cultivam alface, couve, rúcula, chicória, beringela, coentro, salsa...Todo o plantio é orgânico, ou seja, sem o uso de agrotóxicos. Essa é mais uma lição para os alunos que já aprendem também sobre os riscos desses agentes químicos.

E não para por aí: as hortaliças orgânicas são usadas para incrementar a merenda das crianças nas escolas. Assim, elas seguem aprendendo o valor de ajudar a produzir o próprio alimento e ainda contribuem para um meio ambiente mais sustentável.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.