Assine Já
quinta, 21 de outubro de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
PLANTIO

Projeto do Centro de Assistência Social do Alecrim distribui mudas de plantas

Ação tem como objetivo arborizar o bairro de São Pedro da Aldeia com árvores frutíferas e ornamentais

15 outubro 2020 - 16h42Por Redação

Para celebrar a Primavera e promover a arborização do bairro Alecrim, as famílias usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Catharina Machado da Silva Borges estão recebendo, gratuitamente, mudas para plantio domiciliar. A unidade está distribuindo espécies de plantas ornamentais e de árvores frutíferas, como graviola, ameixa amarela, jaca, pitanga, manga e mamão, entre outras.  

De acordo com a coordenadora do Cras Alecrim, Andrea Cerbino, a iniciativa é fruto de uma parceria com o Horto Municipal, intermediada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. "Nosso objetivo é distribuir essas mudas aos usuários para que eles plantem em seus quintais, como forma de arborização do nosso território, deixando essa árvore ou arbusto como legado para gerações futuras. Desejamos que essa seja uma sementinha plantada em cada coração", declara.  

Até o momento, a distribuição de mudas já alcançou 25 famílias do bairro. Essa é a segunda edição do projeto, que teve início na Primavera de 2019 com as crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na ocasião, os jovens também plantaram mudas de flores na sede do CRAS Alecrim.  

HORTO ESCOLA ARTESANAL 

Os moradores de São Pedro da Aldeia que quiserem dar exemplos de cidadania e plantar árvores, auxiliando, assim, no equilíbrio climático e na qualidade ambiental, também podem contar com o apoio do Horto Escola Artesanal. A unidade produz, aproximadamente, 20 mil mudas diversas por ano e as distribui de forma gratuita, tanto para moradores quanto para escolas, instituições, igrejas e produtores rurais, entre outros.  

O Horto Municipal conta com mudas de árvores frutíferas, exóticas, nativas e até ameaçadas de extinção, como a Araçá, Grumixama e Guaquica. A maior produção é de espécies nativas e com potencial paisagístico, como Aroeira, Ipês, Pata-de-Vaca, Pau-Ferro e Pau-Brasil. A unidade está localizada na Rodovia Amaral Peixoto, na altura do km 107, no bairro Balneário das Conchas. 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.