sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
PLANTIO

Projeto do Centro de Assistência Social do Alecrim distribui mudas de plantas

Ação tem como objetivo arborizar o bairro de São Pedro da Aldeia com árvores frutíferas e ornamentais

15 outubro 2020 - 16h42Por Redação

Para celebrar a Primavera e promover a arborização do bairro Alecrim, as famílias usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Catharina Machado da Silva Borges estão recebendo, gratuitamente, mudas para plantio domiciliar. A unidade está distribuindo espécies de plantas ornamentais e de árvores frutíferas, como graviola, ameixa amarela, jaca, pitanga, manga e mamão, entre outras.  

De acordo com a coordenadora do Cras Alecrim, Andrea Cerbino, a iniciativa é fruto de uma parceria com o Horto Municipal, intermediada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. "Nosso objetivo é distribuir essas mudas aos usuários para que eles plantem em seus quintais, como forma de arborização do nosso território, deixando essa árvore ou arbusto como legado para gerações futuras. Desejamos que essa seja uma sementinha plantada em cada coração", declara.  

Até o momento, a distribuição de mudas já alcançou 25 famílias do bairro. Essa é a segunda edição do projeto, que teve início na Primavera de 2019 com as crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na ocasião, os jovens também plantaram mudas de flores na sede do CRAS Alecrim.  

HORTO ESCOLA ARTESANAL 

Os moradores de São Pedro da Aldeia que quiserem dar exemplos de cidadania e plantar árvores, auxiliando, assim, no equilíbrio climático e na qualidade ambiental, também podem contar com o apoio do Horto Escola Artesanal. A unidade produz, aproximadamente, 20 mil mudas diversas por ano e as distribui de forma gratuita, tanto para moradores quanto para escolas, instituições, igrejas e produtores rurais, entre outros.  

O Horto Municipal conta com mudas de árvores frutíferas, exóticas, nativas e até ameaçadas de extinção, como a Araçá, Grumixama e Guaquica. A maior produção é de espécies nativas e com potencial paisagístico, como Aroeira, Ipês, Pata-de-Vaca, Pau-Ferro e Pau-Brasil. A unidade está localizada na Rodovia Amaral Peixoto, na altura do km 107, no bairro Balneário das Conchas.