sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
SÃO PEDRO

Projeto Defesinha começa com 300 alunos em São Pedro da Aldeia

Projeto da Defesa Civil movimenta crianças e jovens de São Pedro da Aldeia

07 janeiro 2020 - 19h39Por Redação

O primeiro dia de atividades externas do Projeto Defesinha – Verão 2020, promovido pela Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, levou crianças e adolescentes à Praia das Casuarinas, localizada no município de Cabo Frio. Durante o encontro de ontem, os participantes acompanharam uma palestra sobre adaptação ao meio líquido, em que aprenderam sobre valas e correntezas, além de atividades de recreação. O projeto continua hoje, às 7h30, com visita à Praia do Sudoeste.

O coordenador-geral da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, destacou o moticvo pelo qual o projeto foi para uma praia de mar aberto. “Dentro das atividades do nosso cronograma de ensino, colocamos a instrução de adaptação ao meio líquido para eles conhecerem o mar, a correnteza e aprenderem a identificar as bandeiras de sinalização dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, para que eles possam ter um lazer seguro.”, explicou.

Para marcar o início das atividades na Praia das Casuarinas, os pelotões “Defesinha”, “Defensores” e “Protetores” fizeram um alongamento. Durante os momentos de recreação, os participantes, ainda separados de acordo com a faixa etária, tomaram banho de mar sob a supervisão dos monitores voluntários. Em seguida, os alunos participaram da palestra de adaptação ao meio líquido, em que receberam orientações sobre correntezas e identificação das correntezas de retorno, também conhecidas como valas, no mar.

Quem acompanhou tudo de perto foi Cristiane Oliveira, mãe dos autistas Renan e Israel, que participam do projeto pela primeira vez. “O que eu espero é que eles socializem mais e possam ter os mesmos objetivos das outras crianças; que eles possam aproveitar bastante. Essa é uma boa iniciativa da Defesa Civil, acho que todos os projetos tinham que oferecer essa inclusão para crianças especiais, porque muitos são limitados e nem todos têm acesso; aqui eles são iguais. Meus filhos estão adorando e eu também”, afirmou.

Ao todo, 300 crianças e jovens com idade entre 4 e 14 anos estão participando da edição 2020 do projeto educacional da Defesa Civil aldeense. Entre os principais objetivos do Defesinha estão proporcionar atividades de cidadania e promover cultura, integração e inclusão social. A formatura está prevista para o dia 30 de janeiro.