sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MEIO AMBIENTE

Projeto de reflorestamento promove plantio de 3 mil árvores nativas em São Pedro

Cultivo das espécies acontece para recuperar dois hectares de área que estava degradada

03 março 2020 - 15h50Por Redação

Como parte do processo de licenciamento ambiental, uma área de preservação permanente no bairro Pau Rachado, zona rural de São Pedro da Aldeia, está recebendo ações de reflorestamento. A iniciativa é resultado de um projeto de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, e a Agrisa (Agro Indústria São João S.A.), empresa produtora de etanol na Região dos Lagos, responsável por executar o plantio das espécies florestais. Até o momento, mais de três mil mudas de árvores nativas já foram plantadas, recuperando dois hectares de área degradada. O trabalho em parceria deve chegar, ainda, a outras propriedades produtoras de cana-de-açúcar da Agrisa, que também estão em fase de licenciamento no município.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, Luciano Pinto, além de atender os requisitos legais, o trabalho de reflorestamento evidencia o comprometimento interinstitucional em prol do meio ambiente. “O que nos compete, enquanto órgão licenciador, é estarmos implantando as faixas marginais de proteção, as FMPs, preservando os nossos corpos hídricos, e inserindo também um corredor ecológico para preservar a biodiversidade, a fauna e a flora local. Essa é a nossa proposta e a Agrisa sempre esteve bastante atuante neste projeto conosco. A nossa missão é fomentar esse trabalho e estamos aqui para unir as nossas forças: eles apoiam com as equipes e alguns insumos e a Prefeitura vai viabilizar o fornecimento de novas mudas, nesse momento via convênio com o Inea, para a gente avançar com as ações”, destacou o secretário.

Iniciado em dezembro de 2019, o projeto de reflorestamento visa a promover o desenvolvimento sustentável e a viabilidade da atividade econômica da agroindústria, aliados à preservação dos recursos naturais. Entre as espécies nativas já plantadas estão copaíba, mulungu-do-litoral, saboeiro e angico vermelho, produzidas em um viveiro de mudas, na própria unidade da Agrisa. O trabalho de plantio deve se estender até o final do ano.

“Sempre foi prioridade para a Agrisa o cuidado com o Meio Ambiente. Desde o preparo de solo, plantio e tratos culturais, todas as recomendações agronômicas são seguidas criteriosamente de maneira que a preservação do Meio Ambiente seja cumprida. Esse é um dos principais compromissos da Unidade”, destacou o engenheiro da Agrisa, Ralph Albertassi, líder da Unidade.

O projeto conta com o suporte técnico e acompanhamento de profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre eles a engenheira florestal e a fiscal de Meio Ambiente da Sealps, Laíz Estefane e Daiana Cabral, respectivamente. Também compõem o grupo de trabalho a analista ambiental e o líder agrícola da Agrisa, Stephani Brunetti e Carlos Henrique Laureano Rodrigues.

Na última semana, o grupo fez uma visita à área para acompanhar a evolução das mudas. “A ideia é replicar esse trabalho nas outras propriedades da Agrisa, ao todo são dez. A gente acredita que, abrangendo todas as unidades, vamos atingir em torno de 50 mil árvores, aproximadamente, trazendo inúmeros benefícios para o município”, finalizou o secretário Luciano.