sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SUSTENTABILIDADE

Projeto conjunto de ONG, associação e hotel pretende criar primeiro bairro ecológico de Búzios

Praia das Caravelas conta com primeira Estação de Tratamento de Esgoto e Reuso da região

13 junho 2021 - 09h00Por Redação

A ação conjunta entre o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e Associação Civil Village Praia das Caravelas (ACVPC), com apoio do Hotel APA Pau Brasil, tem o objetivo de colaborar na criação do primeiro bairro ecológico de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O local tem uma das poucas Estações de Tratamento de Esgoto e Reuso (ETERS) com reutilização de água tratada do interior fluminense e a primeira da região. 

A ETERS fica localizada na Praia das Caravelas, onde funciona o empreendimento voltado para o turismo ecológico, de mesmo nome, implantado em 1980, que é composto por três residenciais e o hotel, formando uma comunidade de cerca de 170 casas, todos ligados a estação de tratamento, em busca constante de adequação a uma ocupação e cotidiano sustentável nesta localidade entre o mar, a APA do Pau Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS).  

O empreendimento e a associação estão entre as personalidades jurídicas mais antigas da cidade e são membros ativos dos conselhos da APA do Pau Brasil e do PECS, inclusive, são pioneiros na descoberta desta arvore símbolo do país, participando ativamente na criação da própria APA em 2002.  

O Pau Brasil e outras espécies ameaçadas de extinção estão protegidas no Caravelas 

O IEBMA foi criado em 1996 e ao longo de sua história tem auxiliado tanto a APA, como o Parque, e o próprio INEA e a Prefeitura de Búzios, com diversas ações relevantes para a preservação do local, como a criação de uma brigada voluntaria de combate a incêndios, apoio e resgate de animais silvestres, apoio na gestão de recolhimento de lixo, e criação de adubo orgânico, além de iniciativas de educação ambiental com palestras, caminhadas ecológicas e exposições. 

Devido à expansão da agricultura e do desenvolvimento urbano, cerca de 93% da floresta costeira atlântica (Mata Atlântica) foi destruída. Em Búzios está preservada, graças a esse esforço conjunto, a mata originaria. De acordo com o IEBMA, estão catalogadas um total de 574 mudas, árvores jovens e maduras. Os dados foram coletados entre os anos de 2003 e 2012 e, ainda de acordo com o Instituto, constatou-se que a área continua a produzir plantas novas. 

Além do Pau Brasil também há plantas raras como a orquídea de baunilha, que crescem nos troncos de Pau Brasil, além de 30 espécies de bromélias, que retém água e servem de fonte de água para os animais em tempo de seca, em especial o mico leão dourado. 

Esgoto zero no mar e ainda a salvação de lagoas ameaçadas pela crise climática 

Essa união permite que a ETE, criada em 1988 pelo empreendimento, e que foi sendo adequada ao longo dos anos para atender com mais rigor as exigências ambientais, em 2019, passasse a servir também como produtora de água de reuso. Com essa água é realizada a recuperação e manutenção de duas lagoas de grande importância para o equilíbrio do ecossistema, e que estavam ameaçadas devido as mudanças climáticas e ainda é usada para rega de jardins, hortas e limpeza das estruturas locais, o que garante que não haja despejo esgoto de qualquer natureza no mar. 

A ETERS fica em um ponto central do empreendimento, uma faixa verde pertencente a área comum dos residenciais e que é preservada pelo empreendimento, que também construiu uma rede de recolhimento de água pluvial. 

Desde o recolhimento de lixo, todas as atividades, assim como a manutenção das áreas públicas, tem a participação da Associação com apoio do IEBMA e do Hotel. Faz parte da estrutura de cooperação dessa parceria com o local o cuidado de praças com atrativos turísticos de interesse internacional, doados pelos envolvidos, como o labirinto de David e a pirâmide cinética destinados aos eventos e visitantes do empreendimento e também da Praia das Caravelas. Está em andamento o projeto de um estacionamento público também com a colaboração dos empreendedores, o Instituto e a Associação.