Assine Já
domingo, 17 de outubro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
'LABORATÓRIOS DO FUTURO'

Projeto buziano participa de seleção pública do Programa Petrobras Socioambiental

O objetivo é buscar parceria com estatal para desenvolvimento das ações de educação e inclusão digital voltadas para escolas públicas do município

26 junho 2021 - 12h55Por Redação

O Projeto Laboratórios do Futuro está participando da Seleção Pública 2021 do Programa Petrobras Socioambiental para projetos não incentivados. O objetivo é buscar na estatal parceria para desenvolvimento das ações de educação e inclusão digital voltadas para escolas públicas do município de Armação dos Búzios. A inscrição foi feita pela consultora em Turismo e Administração, Kiki Reis e pela professora Elisabeth Silveira, idealizadoras do projeto. 

O Laboratórios do Futuro conta com a parceria com a Prefeitura de Búzios. A ideia é oferecer acesso à informatização e capacitação profissional para crianças e jovens de Búzios. Para isso, o projeto pretende implantar 17 laboratórios de informática dentro das unidades públicas escolares do município com o intuito de desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e a criação de um Centro de Empreendedorismo para capacitar profissionalmente os estudantes do ensino médio em serviços da indústria do turismo e na produção de materiais multimidiáticos, hoje bastante demandados para a criação de cursos a distância.

O projeto é norteado por quatro pilares de sustentação: Inclusão Digital, Melhoria na Educação, Profissionalização e Empreendedorismo. O primeiro pilar trata da inclusão digital como uma forma de empoderar digitalmente professores e estudantes das escolas públicas de Búzios. O pilar Melhoria na Educação, visa capacitar os professores para produção e uso de recursos digitais em sala de aula, assim como capacitar os estudantes a usar o computador como ferramenta de aprendizagem. Profissionalização tem como foco a qualificação profissional dos jovens. Por fim, Empreendedorismo direciona-se ao desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes e professores. 

Muito mais que equipar escolas com computadores, o Projeto Laboratórios do Futuro objetiva adaptar as práticas pedagógicas usadas tradicionalmente nas escolas à era digital, tornando o ensino e o aprendizado acadêmico e profissional pautados em práticas inovadoras e atrativas.  

“O objetivo geral do projeto é fundamentado no Empreendedorismo, alinhado ao Desenvolvimento Sustentável e com as boas práticas da Educação Ecorresponsável, da Inovação e da Preservação Ambiental buscando a capacitação, pela Profissionalização de nossos jovens. Assim, Identificaremos, como atores, os estudantes da rede pública, moradores de núcleos vulneráveis da população para se implantar este projeto. O que chamamos de Educação Ecorresponsável é a prática de ações educacionais inovadoras, da conscientização da preservação ambiental, da profissionalização de estudantes do ensino médio, incentivando, assim, estes atores a se engajar no empreendedorismo”, propõe o projeto. 

Com base nesse objetivo, o Laboratórios do Futuro se compromete a cumprir às metas como: cuidado com a preservação do patrimônio ambiental do município, por meio da sensibilização e conscientização dos estudantes; e a melhoria da qualidade da educação, por meio da capacitação dos professores para uso dos recursos tecnológicos para a produção e uso de material didático digital em sala de aula. 

Além disso, visa a profissionalização dos estudantes, por meio do atendimento a demandas do turismo e às de um mercado em intenso crescimento – produção de materiais multimidiáticos para a criação de cursos a distância; e o incentivo ao empreendedorismo associado à inovação, como possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional de professores e estudantes, por meio da otimização da educação empreendedora. 

O resultado do Programa Petrobras Socioambiental será divulgado em setembro.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.