quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Programa de investimento dá esperança para cidades da região

Cabo Frio, Arraial e Búzios estão na lista do Programa Investe Turismo

31 maio 2019 - 11h45
Programa de investimento dá esperança para cidades da região

O lançamento nesta semana do programa Investe Turismo, que prevê repasses para projetos em destinos turísticos de todo o Brasil, trouxe esperança para as cidades de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, que estão contempladas na planilha do Ministério do Turismo. O programa prevê um aporte de R$ 200 milhões em todo o Brasil, através do Sebrae, para projetos realizados em parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Os valores destinados a cada cidade serão definidos de acordo com os projetos que forem aprovados.

– O programa vai orientar, tanto as empresas como o setor público, para a elaboração de projetos, e esses projetos irão concorrer em editais. O Sebrae vai orientar, dentro da necessidade de cada município, com diagnósticos, oficinas e fortalecimento da governança. Cada cidade tem o seu contexto e, a partir daí, poderão ser traçadas as estratégias – explica o secretário interno de Turismo de Búzios, Alexandre Verdade.

Em municípios onde já havia projetos em fase de elaboração, como é o caso de Arraial do Cabo, a possibilidade de concorrer em editais para o recebimento de verbas federais é encantadora. 

– A expectativa é grande porque temos vários projetos que se enquadram nas regras. Será possível obter financiamentos para manutenção e reforma de locais turísticos e históricos. O mais importante dos projetos que estamos preparando atualmente é o polo gastronômico da Praia dos Anjos. Haverá treinamento de funcionários, realização de eventos e também estamos planejando a construção de um deck atrás do Marco Histórico. O mais legal é que esses projetos já estavam sendo feitos quando veio o anúncio de que a cidade foi contemplada no programa – afirma o secretário de Turismo cabista, Olavo Carvalho, citando também o calendário anual de eventos da cidade.

– O fato mais relevante disso tudo, na minha opinião, é que estamos, finalmente, sendo reconhecidos como destino turístico nacional e internacionalmente – completa ele.

De acordo com o Ministério do Turismo, as rotas turísticas selecionadas receberão, além de investimentos, ações de marketing e melhoria de serviços para ampliar o número de turistas.

Durante o lançamento do programa em Brasília, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que técnicos irão visitar as cidades selecionadas para apontar necessidades de investimentos, como melhorias na infraestrutura e construção de hotéis e restaurantes, entre outros. O ministro afirmou ainda que o objetivo é incentivar o turismo doméstico, mas, principalmente, o turismo internacional.

Em Cabo Frio a Secretaria de Turismo planeja, para a próxima semana, uma reunião com técnicos do Sebrae para alinhar as prioridades. Depois disso, outros setores do governo municipal serão envolvidos no planejamento. 

– Nosso dever de casa é grande, que é fazer a infraestrutura turística sair do papel, com regras, deveres, obrigações. Incluir os mais jovens, desde a escola, nessa jornada de valorizar e cuidar do que temos. Integrando toda a sociedade para entender que o turismo e a resposta mais rápida para economia da cidade – declara o secretário de Turismo de Cabo Frio, 
Radamés Muniz.