Assine Já
segunda, 25 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
30ºmax
21ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 22503 Óbitos: 742
Confirmados Óbitos
Araruama 5567 166
Armação dos Búzios 2960 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 6068 247
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 2221 110
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Programa de investimento dá esperança para cidades da região

Cabo Frio, Arraial e Búzios estão na lista do Programa Investe Turismo

31 maio 2019 - 11h45
Programa de investimento dá esperança para cidades da região

O lançamento nesta semana do programa Investe Turismo, que prevê repasses para projetos em destinos turísticos de todo o Brasil, trouxe esperança para as cidades de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, que estão contempladas na planilha do Ministério do Turismo. O programa prevê um aporte de R$ 200 milhões em todo o Brasil, através do Sebrae, para projetos realizados em parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Os valores destinados a cada cidade serão definidos de acordo com os projetos que forem aprovados.

– O programa vai orientar, tanto as empresas como o setor público, para a elaboração de projetos, e esses projetos irão concorrer em editais. O Sebrae vai orientar, dentro da necessidade de cada município, com diagnósticos, oficinas e fortalecimento da governança. Cada cidade tem o seu contexto e, a partir daí, poderão ser traçadas as estratégias – explica o secretário interno de Turismo de Búzios, Alexandre Verdade.

Em municípios onde já havia projetos em fase de elaboração, como é o caso de Arraial do Cabo, a possibilidade de concorrer em editais para o recebimento de verbas federais é encantadora. 

– A expectativa é grande porque temos vários projetos que se enquadram nas regras. Será possível obter financiamentos para manutenção e reforma de locais turísticos e históricos. O mais importante dos projetos que estamos preparando atualmente é o polo gastronômico da Praia dos Anjos. Haverá treinamento de funcionários, realização de eventos e também estamos planejando a construção de um deck atrás do Marco Histórico. O mais legal é que esses projetos já estavam sendo feitos quando veio o anúncio de que a cidade foi contemplada no programa – afirma o secretário de Turismo cabista, Olavo Carvalho, citando também o calendário anual de eventos da cidade.

– O fato mais relevante disso tudo, na minha opinião, é que estamos, finalmente, sendo reconhecidos como destino turístico nacional e internacionalmente – completa ele.

De acordo com o Ministério do Turismo, as rotas turísticas selecionadas receberão, além de investimentos, ações de marketing e melhoria de serviços para ampliar o número de turistas.

Durante o lançamento do programa em Brasília, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse que técnicos irão visitar as cidades selecionadas para apontar necessidades de investimentos, como melhorias na infraestrutura e construção de hotéis e restaurantes, entre outros. O ministro afirmou ainda que o objetivo é incentivar o turismo doméstico, mas, principalmente, o turismo internacional.

Em Cabo Frio a Secretaria de Turismo planeja, para a próxima semana, uma reunião com técnicos do Sebrae para alinhar as prioridades. Depois disso, outros setores do governo municipal serão envolvidos no planejamento. 

– Nosso dever de casa é grande, que é fazer a infraestrutura turística sair do papel, com regras, deveres, obrigações. Incluir os mais jovens, desde a escola, nessa jornada de valorizar e cuidar do que temos. Integrando toda a sociedade para entender que o turismo e a resposta mais rápida para economia da cidade – declara o secretário de Turismo de Cabo Frio, 
Radamés Muniz.