sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Produção de grãos sinaliza recorde final e pode estimular investimento em produção

Soja já tem garantida a produção recorde estimada em 120,9 milhões de toneladas, com ganho de 5,1%.

12 agosto 2020 - 11h14Por Redação
Produção de grãos sinaliza recorde final e pode estimular investimento em produção

Tudo indica que produção de grãos da safra 2019/20 do Brasil vai registrar mais um recorde para sua história, com a marca de 253,7 milhões de toneladas. Esse número corresponde a um crescimento de 4,8% ou o equivalente a 11,6 milhões de toneladas sobre a produção da safra anterior. Esses dados foram impulsionados, principalmente, pela soja e milho, que possuem quase 90% da produção nacional.

Todos esses valores fazem parte do 11º Levantamento de Grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta terça-feira, 11. Sendo assim, com a produção no campo a todo vapor, talvez seja necessário investir em maquinários agrícolas. Ainda que de forma discreta, sem comprometer tanto o orçamento, é preciso garantir o desenvolvimento pleno da lavoura. Comprar um trator usado barato, por exemplo, pode ser uma opção. 

A colheita da primeira e segunda safra das commodities já estão quase se encerrando e com isso o estudo passa a analisar as culturas de terceira e de inverno. Ou seja, é feito uma busca em relação ao comportamento climático que vem favorecendo as lavouras até agora. A soja já tem garantida a produção recorde estimada em 120,9 milhões de toneladas, com ganho de 5,1%. Aliás, se tratando de soja, há trator New Holland à venda no mercado, que oferece um ótimo desempenho com esse tipo de grão. 

Outro que pode ser contemplado com um maquinário New Holland é o milho, que já finalizou a primeira safra com recorde de 102,1 milhões de toneladas. No caminho para o fechar a segunda safra, ele depende de 1,5% da contribuição das lavouras cultivadas na região do Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia). 

É bom dizer que as culturas de inverno, como aveia, canola, centeio, cevada trigo e triticale, ainda não fecharam o plantio, mas irão encerrar neste mês e devem apresentar resultados animadores. A estimativa é de crescimento de 12,1% na área plantada, com destaque para o trigo, que sinaliza um crescimento de 14,1% e alcance de 2,33 milhões de hectares.

Se tudo ocorrer bem, na área climática pelo menos, a produção deve fazer história e chegar a um recorde de 6,8 milhões de toneladas. Afinal, o Brasil só ultrapassou a marca dos 6 milhões de toneladas de trigo em 4 ocasiões, sendo esta a maior, caso se confirmem as estimativas.