quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
DIREITO DO CONSUMIDOR

Procon RJ encontra diferença de mais de 100% no preço de itens de material escolar em Cabo Frio

Corretivo líquido chega a ter diferença percentual de 193% de um estabelecimento para outro

24 janeiro 2022 - 11h08Por Redação

Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou levantamento de preços dos principais itens que compõem a lista de material escolar. Foram pesquisados valores de 415 produtos em 32 estabelecimentos nas regiões Metropolitana, Serrana, dos Lagos, Norte e Sul Fluminense, além de lojas na internet. A coleta e a análise de dados foram feitas entre 10 e 19 de janeiro, quando foi verificada uma variação de até 297% quando comparado o produto de igual marca em diferentes estabelecimentos.

Variados tipos de lápis, apontador, borracha, caderno, caneta, cola, hidrocor, lápis de cor, giz de cera, massa de modelar, resma de papel ofício, tabuada, tesoura, corretivo, dicionário e agenda escolar foram pesquisados.

- O levantamento do Procon-RJ mostra que, se o consumidor pesquisar, ele consegue economizar. Reaproveitar itens do ano anterior também é uma boa forma de gastar menos. É importante lembrar que a instituição de ensino só pode solicitar itens de uso individual do aluno ou que sejam utilizados em atividades previstas no plano pedagógico – observou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

O município pesquisado na Região dos Lagos foi Cabo Frio. O item que teve maior variação percentual foi o corretivo líquido, que chegou a ser 193% mais caro em um estabelecimento do que em outro. A agenda veio em seguida, com oscilação de até 149%, e em terceiro foi o lápis, com 109%. O morador do município poderia economizar mais de R$ 9 dependendo da papelaria que efetuar a compra do lápis de cor.

O Procon-RJ ressalta que todas as comparações de preços citadas foram feitas em relação aos produtos da mesma marca. Destaca ainda que nem todos os itens foram encontrados em todos os estabelecimentos verificados. Este levantamento é um retrato da ocasião em que foi realizada a pesquisa e não há a garantia de que o consumidor irá encontrar os mesmos preços no momento da compra.

A pesquisa completa pode ser acessada por meio do link: https://bit.ly/material-escolar-2022.