Assine Já
sábado, 15 de maio de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
16ºmin
Alerj
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 38271 Óbitos: 1463
Confirmados Óbitos
Araruama 9632 300
Armação dos Búzios 4705 57
Arraial do Cabo 1332 69
Cabo Frio 10222 542
Iguaba Grande 3800 93
São Pedro da Aldeia 5306 227
Saquarema 3274 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
CONSCIENTIZAÇÃO

Procon de Cabo Frio orienta comércios quanto às normas preventivas da Covid-19

Ação foi realizada em estabelecimentos do Centro em comemoração à Semana do Consumidor

17 março 2021 - 08h45Por Redação

Dezenas de estabelecimentos do Centro de Cabo Frio foram visitados nesta terça-feira (16) pela equipe do Procon. A ação teve o objetivo de orientar proprietários quanto às normas preventivas ao Covid-19, preservando a segurança sanitária para clientes e funcionários.

Realizada dentro da Semana do Consumidor, a atividade reforçou, junto aos comerciantes, os cuidados e medidas que devem ser adotados tendo em vista o decreto municipal em vigência, e ainda contou com esclarecimentos sobre direitos e deveres do consumidor.

“O Procon está aqui para ajudar o consumidor em geral, mantendo sua dignidade e direitos garantidos. Por isso essa ação teve caráter orientativo junto aos comerciantes. Nesse momento de pandemia estamos orientando sobre os cuidados necessários e checando se os comércios estão disponibilizando livro do consumidor e outras ferramentas para o cliente”, destacou a secretária-adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares.

Dando continuidade aos atendimentos, a unidade de Tamoios vai realizar nesta quinta-feira (18) um trabalho junto aos representantes da Enel e Prolagos, prestadores de serviço com grande número de reclamações por parte da população. A ação vai ocorrer na sede do órgão fiscalizador no segundo distrito, e será marcada mediante agendamento nos contatos (22) 2643-5817 e e-mail [email protected]

Os cabo-frienses podem acionar os serviços do Procon nas unidades de Cabo Frio e de Tamoios. Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, os atendimentos podem ser realizados via telefone e e-mail, e de forma presencial apenas mediante agendamento, para evitar aglomerações. Para atendimentos em Cabo Frio os contatos devem ser realizados por meio do telefone (22) 2645-4799 e no e-mail [email protected]

No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor em 11 de março do ano seguinte. O Procon atua primordialmente nos direitos do consumidor na esfera individual e coletiva. O órgão público realiza conciliações administrativas, ajudando os consumidores na busca pelas soluções, seja junto aos prestadores de serviços ou vendedores de produtos.

Entre os direitos básicos do consumidor estão a proteção da vida e da saúde, a educação para consumo, informações adequadas à disposição, proteção contra publicidade enganosa, proteção contratual, direito a indenização, acesso à justiça, facilitação do direito do consumidor, qualidade dos serviços públicos, prazo para reclamação e direito ao arrependimento.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.