Assine Já
domingo, 24 de outubro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
ESTELIONATO

Procon de Cabo Frio alerta população para golpe do falso boleto

Aumento do consumo de produtos e serviços via internet faz surgir novos crimes virtuais

24 maio 2021 - 15h20Por Redação

Estudos realizados em todo o mundo apontam um aumento significativo do consumo de produtos e serviços via internet, para as mais diversas finalidades, desde compras de produtos essenciais e supérfluos, até pagamento de contas. Junto desta evolução, os consumidores ficam mais suscetíveis a ações de criminosos e hackers que atuam em golpes virtuais.

Um deles é o do boleto falso via WhatsApp. Em Cabo Frio, o Procon identificou um aumento significativo deste tipo de crime virtual.

Nesse caso, o criminoso se passa por um atendente da empresa onde o consumidor quer solicitar um boleto. Com os dados do cliente em mãos, os hackers conseguem alterar o código de barras do boleto de maneira que o dinheiro, quando transferido, caia direto na conta do fraudador.

Para evitar este tipo de golpe, o Procon alerta que o consumidor precisa verificar, inicialmente, se o site onde conseguiu contato com o atendente é realmente da empresa ou uma página falsa. Outra dica é sempre observar no boleto os dados do beneficiário, e se as informações correspondem à empresa e ao serviço prestado.

Além desses passos, é importante conferir se os três primeiros números do código de barras correspondem ao banco cuja logomarca aparece no documento, e também identificar a razão social do beneficiário, que deve conter o nome da empresa a qual se fará o pagamento.

“Caso o consumidor tenha sido lesado por este golpe, ele precisa entrar em contato com o banco para tentar bloquear o valor, além de emitir uma cópia do comprovante de pagamento e demais documentos para registrar um boletim de ocorrência”, explica a secretária-adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares.

Para manter seus direitos resguardados, é recomendado que a pessoa também procure o Procon. Para atendimentos em Cabo Frio, os contatos devem ser realizados por meio de agendamento através do telefone (22) 2645-4799, ou do e-mail [email protected] Quem mora em Tamoios deve agendar pelo número (22) 2643-5817 ou pelo e-mail [email protected]

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.