sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ESTELIONATO

Procon de Cabo Frio alerta população para golpe do falso boleto

Aumento do consumo de produtos e serviços via internet faz surgir novos crimes virtuais

24 maio 2021 - 15h20Por Redação

Estudos realizados em todo o mundo apontam um aumento significativo do consumo de produtos e serviços via internet, para as mais diversas finalidades, desde compras de produtos essenciais e supérfluos, até pagamento de contas. Junto desta evolução, os consumidores ficam mais suscetíveis a ações de criminosos e hackers que atuam em golpes virtuais.

Um deles é o do boleto falso via WhatsApp. Em Cabo Frio, o Procon identificou um aumento significativo deste tipo de crime virtual.

Nesse caso, o criminoso se passa por um atendente da empresa onde o consumidor quer solicitar um boleto. Com os dados do cliente em mãos, os hackers conseguem alterar o código de barras do boleto de maneira que o dinheiro, quando transferido, caia direto na conta do fraudador.

Para evitar este tipo de golpe, o Procon alerta que o consumidor precisa verificar, inicialmente, se o site onde conseguiu contato com o atendente é realmente da empresa ou uma página falsa. Outra dica é sempre observar no boleto os dados do beneficiário, e se as informações correspondem à empresa e ao serviço prestado.

Além desses passos, é importante conferir se os três primeiros números do código de barras correspondem ao banco cuja logomarca aparece no documento, e também identificar a razão social do beneficiário, que deve conter o nome da empresa a qual se fará o pagamento.

“Caso o consumidor tenha sido lesado por este golpe, ele precisa entrar em contato com o banco para tentar bloquear o valor, além de emitir uma cópia do comprovante de pagamento e demais documentos para registrar um boletim de ocorrência”, explica a secretária-adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares.

Para manter seus direitos resguardados, é recomendado que a pessoa também procure o Procon. Para atendimentos em Cabo Frio, os contatos devem ser realizados por meio de agendamento através do telefone (22) 2645-4799, ou do e-mail [email protected]. Quem mora em Tamoios deve agendar pelo número (22) 2643-5817 ou pelo e-mail [email protected].