Assine Já
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
22ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 26524 Óbitos: 912
Confirmados Óbitos
Araruama 6711 182
Armação dos Búzios 3191 32
Arraial do Cabo 855 37
Cabo Frio 7394 352
Iguaba Grande 2510 55
São Pedro da Aldeia 3488 126
Saquarema 2375 128
Últimas notícias sobre a COVID-19
CABO FRIO

Prefeitura simplifica concessão de licenças ambientais para atividades de baixo risco

Autorização passa a ser emitida por meio digital

03 dezembro 2019 - 18h31Por Redação
Prefeitura simplifica concessão de licenças ambientais para atividades de baixo risco

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está simplificando e desburocratizando a concessão de licenças ambientais para mais de 400 atividades empresariais de baixo risco. Agora o documento é concedido de forma digital, sem precisar abrir processo físico, para estabelecimentos de Cabo Frio que estejam enquadrados tanto na legislação ambiental municipal e estadual quanto nas federais de simplificação.

Todo processo é feito em consonância com os critérios estabelecidos pela resolução 52 e 53 do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) de 19/03/2012 e de 27/03/12, respectivamente, que definem a classificação de atividades poluidoras, bem como pelo decreto estadual 44.820, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Licenciamento Ambiental (Simla).

A declaração de Inexigibilidade de Licenciamento Ambiental é necessária para empresas que queiram se regularizar, estejam se formalizando ou fazendo algum tipo de alteração contratual. A emissão digital é rápida, prática e dispensa abertura de processo e o deslocamento até a sede da Secretaria de Meio Ambiente.

“O objetivo da prefeitura é agilizar o acesso à documentação necessária, mas sempre atento às leis ambientais. Com a medida, a estimativa é de que as tramitações para liberação das licenças ocorram de forma menos burocrática e em menos tempo”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio.

A ação é feita em parceria com Sebrae/RJ, que realiza consultoria para a equipe da pasta. Ambas as instituições trabalham ainda para facilitar processos e estabelecer o grau de risco para atividades simplificando rol de documentação para que atuações consideradas de baixo risco possam receber de forma mais rápida e menos burocrática e sem vistoria prévia, a licença ambiental necessária para operação.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.