sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
26°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
CABO FRIO

Prefeitura refaz cercamento da Duna Boa Vista

A reposição dos mourões retirados durante a última ressaca visa evitar invasões

06 novembro 2019 - 17h30Por Redação
Prefeitura refaz cercamento da Duna Boa Vista

Agentes das secretarias do Meio Ambiente, de Agricultura e da Comsercaf iniciaram, na manhã desta quarta-feira (6), o cercamento da Duna Boa Vista, popularmente conhecida como Duna Preta, na Praia do Forte. Foram instalados 150 mourões, cerca e placas informativas.

As estacas foram retiradas durante a forte ressaca que atingiu o litoral do estado em julho e diminuiu a faixa de areia da praia. Com isso, a maré ameaçava arrancar os mourões, o que colocava em risco os banhistas. O cercamento é definitivo e tem como principal objetivo a preservação da Duna, que foi alvo de invasões, além da segurança dos banhistas. O serviço está sendo realizado antes dos feriados e do verão, períodos de grande movimentação no local.

“A Duna Boa Vista é uma dos patrimônios naturais de Cabo Frio, e é tombada pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – mas vinha sendo alvo de constantes invasões. Já chegamos a retirar um sofá velho instalado entre a vegetação no alto da Duna.  Agora, com este cercamento, já estamos protegendo o local para o período de feriados e para o verão, que se aproximam.  As placas são bem claras sobre danos causados à cerca e a própria Duna.  Esperamos que as pessoas se conscientizem, sejam educadas e preservem o nosso meio ambiente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Duna Preta

As dunas são formadas a partir da ação de ventos constantes numa direção principal sobre a areia das praias. O mar traz mais areia para a praia do que pode levar de volta. Assim, a areia que sobra forma as dunas. É preciso, também, que exista um local onde as areias possam se acumular, num ambiente de pouca chuva.

As dunas podem ser de dois tipos: estacionárias (fixas) e migratórias (móveis). As dunas fixas, como é o caso da Duna Preta, tornam-se estáveis por vários fatores, sendo que o principal deles é o desenvolvimento de vegetação.

As dunas costeiras de Cabo Frio constituem o mais importante registro ativo eólico do sudeste brasileiro, e são tombadas pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – desde o ano de 1984. A areia que forma as dunas tem origem nos depósitos marinhos adjacentes, de onde são removidos e lançados na praia pela ação das ondas. A zona de alimentação das dunas migratórias de Cabo Frio está localizada na área das praias do Forte, das Dunas e do Foguete.