Assine Já
sexta, 07 de maio de 2021
Região dos Lagos
28ºmax
18ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 37036 Óbitos: 1405
Confirmados Óbitos
Araruama 9482 290
Armação dos Búzios 4582 57
Arraial do Cabo 1313 69
Cabo Frio 9818 517
Iguaba Grande 3712 91
São Pedro da Aldeia 5088 214
Saquarema 3041 167
Últimas notícias sobre a COVID-19
CABO FRIO

Prefeitura refaz cercamento da Duna Boa Vista

A reposição dos mourões retirados durante a última ressaca visa evitar invasões

06 novembro 2019 - 17h30Por Redação
Prefeitura refaz cercamento da Duna Boa Vista

Agentes das secretarias do Meio Ambiente, de Agricultura e da Comsercaf iniciaram, na manhã desta quarta-feira (6), o cercamento da Duna Boa Vista, popularmente conhecida como Duna Preta, na Praia do Forte. Foram instalados 150 mourões, cerca e placas informativas.

As estacas foram retiradas durante a forte ressaca que atingiu o litoral do estado em julho e diminuiu a faixa de areia da praia. Com isso, a maré ameaçava arrancar os mourões, o que colocava em risco os banhistas. O cercamento é definitivo e tem como principal objetivo a preservação da Duna, que foi alvo de invasões, além da segurança dos banhistas. O serviço está sendo realizado antes dos feriados e do verão, períodos de grande movimentação no local.

“A Duna Boa Vista é uma dos patrimônios naturais de Cabo Frio, e é tombada pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – mas vinha sendo alvo de constantes invasões. Já chegamos a retirar um sofá velho instalado entre a vegetação no alto da Duna.  Agora, com este cercamento, já estamos protegendo o local para o período de feriados e para o verão, que se aproximam.  As placas são bem claras sobre danos causados à cerca e a própria Duna.  Esperamos que as pessoas se conscientizem, sejam educadas e preservem o nosso meio ambiente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Duna Preta

As dunas são formadas a partir da ação de ventos constantes numa direção principal sobre a areia das praias. O mar traz mais areia para a praia do que pode levar de volta. Assim, a areia que sobra forma as dunas. É preciso, também, que exista um local onde as areias possam se acumular, num ambiente de pouca chuva.

As dunas podem ser de dois tipos: estacionárias (fixas) e migratórias (móveis). As dunas fixas, como é o caso da Duna Preta, tornam-se estáveis por vários fatores, sendo que o principal deles é o desenvolvimento de vegetação.

As dunas costeiras de Cabo Frio constituem o mais importante registro ativo eólico do sudeste brasileiro, e são tombadas pelo INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – desde o ano de 1984. A areia que forma as dunas tem origem nos depósitos marinhos adjacentes, de onde são removidos e lançados na praia pela ação das ondas. A zona de alimentação das dunas migratórias de Cabo Frio está localizada na área das praias do Forte, das Dunas e do Foguete.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.