quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
POLÊMICA VIÁRIA

Prefeitura diz que Peçanha fez pedido para fechamento de retorno

Vereador nega vínculo com empresário e diz que requerimento foi pedido por moradores

17 janeiro 2020 - 20h26Por Redação
Prefeitura diz que Peçanha fez pedido para fechamento de retorno

O polêmico fechamento de um retorno na Avenida Assunção ganhou ontem mais um personagem. Segundo comunicado divulgado pela Prefeitura de Cabo Frio, o estudo técnico que embasou a obra levou em consideração um requerimento feito na Câmara Municipal, pelo líder da oposição ao governo, vereador Rafael Peçanha (PDT), em agosto do ano passado. O documento a que a Folha teve acesso elenca outras três modificações na avenida, uma delas recém-inaugurada via de passagem para veículos de emergência, a pedido do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o parecer técnico, o requerimento feito pelo gabinete de Rafael foi feito em 30 de agosto de 2019 e endereçado ao secretário de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback. O registro de atendimento feito pelo setor de Engenharia de Trânsito é datado de 4 de outubro. O parecer técnico da Engetrans anexado ao processo informava que a solicitação passava ‘por análise’ pela secretaria desde 9 de agosto. No documento enviado a Loback, o parlamentar alega que o requerimento foi feito a pedido de moradores e motoristas ‘para desafogar o trânsito e diminuir o risco para pedestres’.

À Folha, Rafael confirmou a versão e disse que a ação do governo de divulgar o seu nome ao controverso fechamento do retorno foi ‘política’, para tentar associá-lo a um suposto favorecimento a um empresário local, que possui uma pastelaria próxima ao retorno seguinte, mais de 100 metros adiante da via fechada. O comerciante fez doação de materiais para a obra do retorno de emergência, próximo à Praça Porto Rocha.

– Em agosto do ano passado, nosso gabinete foi procurado por alguns moradores, solicitando o fechamento do retorno da Avenida Assunção, em frente à prefeitura. Como sempre, remetemos a sugestão à prefeitura de Cabo Frio, que tem a autonomia e a função de estudar a viabilidade das reivindicações da população, executando ou não a ação. Portanto, a obra realizada pela prefeitura no local é de inteira responsabilidade do poder executivo, sendo todas as relações entre o governo e qualquer indivíduo ou instituição, referente ao caso, de responsabilidade exclusiva da própria prefeitura, tendo nosso mandato exercido apenas sua função legal – comentou ele, que promete pedir, na volta do recesso parlamentar, os documentos sobre a doação de materiais feita pelo empresário.

De acordo com a prefeitura, em agosto de 2019, foram feitos testes de fechamento do retorno e direcionamento do fluxo para o retorno seguinte e que ‘os resultados obtidos e a reação popular foram extremamente positivos, tendo em vista que a fila de veículos para a entrada no retorno foi deslocada para uma área em que a concentração de veículos é reduzida, logo proporciona segurança na travessia dos pedestres e redução significativa do trânsito’.