quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
COM PARTICIPAÇÃO DA PM

Prefeitura desbarata quadrilha que traficava animais silvestres no distrito de Tamoios

Alguns dos animais apreendidos iriam ser levados para uma feira em Duque de Caxias

16 agosto 2020 - 13h47Por Redação

Uma operação conjunta entre os agentes da Secretaria do Meio Ambiente e da Coordenadoria de Assuntos Fundiários desbaratou, neste sábado (15) uma quadrilha de traficantes de animais silvestres que atuava no Distrito de Tamoios.  Foram apreendidos mais de 50 pássaros de diversas espécies e dois micos-leões-dourados, que já estavam em uma jaula, prontos para serem levados para uma feira na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A Polícia Militar foi chamada e prendeu duas pessoas em flagrante.

A operação foi resultado das denúncias recebidas pelos fiscais da Secretaria do Meio Ambiente, que solicitaram auxílio dos fiscais da Coordenadoria de Assuntos Fundiários.  Após a chegada da Polícia Militar é que os agentes públicos foram até a casa dos denunciados e apreenderam, no local, mais de 50 pássaros de várias espécies e dois micos-leões-dourados, que já estavam em uma gaiola, prontos para serem levados para serem vendidos na feira de Duque de Caxias, segundo confessou o dono da casa.

A Polícia Militar prendeu em flagrante o dono da casa onde estavam os animais e a pessoa que iria levar os micos para a comercialização.  Durante a operação, um dos micos, que já estava bastante debilitado, morreu.
A polícia e os agentes municipais trabalham, agora, para encontrar a pessoa que capturava os animais, inclusive dentro da APA do Rio São João e no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado.

“Temos que parabenizar o trabalho de inteligência dos nossos agentes, que esperaram o momento certo para agir e desbaratar todo o esquema, desde a caça, o cativeiro e a comercialização. Os pássaros e o mico serão avaliados e recuperados para serem devolvidos à natureza assim que possível”, afirmou o secretário de Meio Ambiente Mario Flavio Moreira”

“Nós, que atuamos contra as invasões de áreas ambientais, já vínhamos percebendo a atuação de caçadores em Tamoios, e não poderíamos deixar de dar o apoio solicitado pelo Meio Ambiente. Gostaria de agradecer aos Policiais do 25º BPM, lotados na DPO de Tamoios, pelo pronto atendimento à nossa chamada.  Esperamos que, agora, quem comete esse tipo de crime, pense duas vezes antes de agir, pois estamos alertas”, disse o coordenador de assuntos Fundiários, Ricardo Sampaio.

A população pode denunciar crimes ambientais pelo e-mail [email protected].  O anonimato é garantido.