sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MOBILIDADE URBANA

Prefeitura decreta fechamento parcial da orla da Praia do Forte nos fins de semana de abril

Medida começa a partir deste sábado; será o primeiro fechamento depois da inauguração da ciclofaixa

07 abril 2021 - 19h26Por Redação

Assim como ocorreu nos dois meses anteriores, a Prefeitura de Cabo Frio decretou o fechamento parcial da orla da Praia do Forte, na Avenida Macário Pinto Lopes, entre a rotatória da Praça da Cidadania e a Duna Preta. O decreto de interdição para estacionamento e circulação foi publicado no Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (7).

A medida já é válida para este sábado (10), a partir das 5 horas. A interdição será por 48 horas, até as 5 horas da segunda-feira (12). O mesmo vale para os dois fins de semana seguintes. As atividades e operações de fechamento da via pública ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança.

O fechamento de parte da orla ao trânsito de veículos motorizados obedece ao artigo 23, inciso I, da Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, ficando autorizado somente o acesso de veículos para descarga de mercadoria (desde que até às 8 horas da manhã ou após às 17 horas) e de moradores da área delimitada.

Será o primeiro fechamento da orla após a entrega da obra da ciclofaixa, no último sábado (3). O trecho, que vai da altura da Avenida Nilo Peçanha até a Duna Boa Vista, foi modificado para dar mais segurança aos ciclistas.

No local foi construída uma calçada de 70 centímetros de largura, separando os ciclistas, que agora têm uma faixa exclusiva. Os carros passam a estacionar paralelos à nova ciclofaixa, sem atrapalhar o tráfego das bicicletas. Bicicletários também foram instalados nas calçadas.

“Não chega a ser uma inauguração, e sim a entrega de uma intervenção realizada para dar mais segurança aos ciclistas. Neste espaço os carros estacionavam em 45 graus, de frente para a calçada, deixando a traseira muito próxima dos ciclistas e causando acidentes. Mudamos o local onde as bicicletas trafegam e também o posicionamento dos carros ao estacionar”, afirmou o prefeito José Bonifácio (PDT).

Apesar da área de lazer, o acesso e permanência à praia segue proibido, por força de decreto municipal publicado em meio a outras medidas restritivas para tentar conter a propagação do novo coronavírus.