quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
São Pedro da Aldeia

Prefeitura de São Pedro prorroga prazo para vistoria do transporte escolar

Os condutores titulares ou motoristas auxiliares têm até a próxima sexta-feira (23) para comparecer à sede da Diretoria de Transportes

19 agosto 2019 - 17h17
Prefeitura de São Pedro prorroga prazo para vistoria do transporte escolar

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Diretoria de Transportes, prorrogou o período para vistoria do transporte escolar, referente ao segundo semestre de 2019. Os condutores titulares ou motoristas auxiliares têm até a próxima sexta-feira (23) para comparecer à sede da Diretoria, localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, no Centro, das 9h às 17h, para a apresentação dos documentos exigidos, verificação da situação cadastral e marcação prévia da vistoria. A inspeção é obrigatória para todos os veículos escolares, dos números 401 ao 460, licenciados para operar nesta modalidade de transporte coletivo.

“Os permissionários com veículos em operação, que pagaram a taxa de vistoria e já passaram pela inspeção municipal, ainda receberão o Cartão de Autorização para a exploração do serviço de transporte de escolares. O processo administrativo referente à confecção dos cartões e selos 2019 ainda está em fase final. Enquanto isso, estamos entregando aos condutores aprovados um documento provisório, que também será prorrogado, para que eles possam rodar no município até que o cartão definitivo seja emitido”, explicou o responsável pelo setor de Transportes municipal, Fábio Oliveira.

Realizada de forma semestral, a vistoria do transporte escolar tem como objetivo a verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, como cintos de segurança, extintor de incêndio, velocímetro, buzina, lanternas, faróis, freios, para-choques e pneus, entre outros itens. Além das exigências previstas no Código de Trânsito Brasileiro, os veículos também devem atender aos padrões técnicos, de segurança, higiene e conforto.

Para a realização da vistoria, é exigido o pagamento da Taxa de Fiscalização de Veículo de Transporte, além do “Nada Consta” da Diretoria de Transportes, referente ao pagamento de possíveis multas aplicadas. Após aprovado, o permissionário recebe um selo provisório, que deverá ser afixado na parte interna do automóvel, em local visível.

Atualmente, São Pedro da Aldeia conta com 23 veículos ativos, legalizados pela Prefeitura e aptos a realizar a condução coletiva de escolares. As inspeções acontecem na garagem da Prefeitura, situada na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro da cidade, ao lado da Diretoria de Transportes.

A vistoria do transporte escolar é prevista pela Lei n° 1.710 de 27 de maio de 2003. Toda a fiscalização e coordenação do serviço de transporte de escolares do município são de responsabilidade da Diretoria Municipal de Transportes.