Assine Já
sexta, 22 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
28ºmax
21ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 21896 Óbitos: 720
Confirmados Óbitos
Araruama 5363 160
Armação dos Búzios 2875 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 5750 231
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 2221 110
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Prefeitura de Cabo Frio terá quatro novas secretarias

Projeto de reforma administrativa do governo tramita na Câmara Municipal

01 junho 2019 - 10h11
Prefeitura de Cabo Frio terá quatro novas secretarias

Pelo menos no que se refere à quantidade de secretarias, a promessa do prefeito Adriano Moreno (Rede) de realizar uma gestão enxuta não vai se concretizar. Na tentativa de ‘dar uma nova cara’ ao governo, o projeto de reforma administrativa municipal que acaba de chegar à Câmara Municipal prevê o aumento no número de pastas de 15 para 19, contando com a Controladoria e com a Procuradoria-Geral.

Na sessão de anteontem, o projeto, que chegou por mensagem do Poder Executivo, foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Duas das novas secretarias eram coordenadorias e tiveram o status elevado. É o caso das pastas de Meio Ambiente, que fica com a Coordenadoria de Pesca e a Ordem Pública, que muda a nomenclatura e passa a se chamar Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Além de ganhar musculatura, a pasta que já contava com a Guarda Civil Municipal e Guarda Marítima e Ambiental passa a absorver também a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização de Posturas, antes ligada à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, a qual também pertencia a parte de Meio Ambiente.

As duas outras estruturas serão criadas, uma delas de vital importância, a nova Secretaria de Gestão Institucional. Isso porque terá vinculada à ela as comissões permanente de licitação e de pregão, antes na Secretaria de Governo, e a superintendência de Eventos, até então ligada ao Turismo. Além dessas ramificações, a nova pasta terá uma Coordenadoria-Geral de Gestão Governamental e uma Superintendência de Controle de Preços. Segundo o projeto de lei, a nova secretaria terá como funções “promover e executar o gerenciamento das relações com agentes executores e financiadores de projetos públicos municipais; coordenar e executar os procedimentos de licitação e contratos administrativos, compras e alienações; coordenar o sistema de compra de materiais e aquisição de serviços, observadas as normas gerais de licitações e contratos; promover e executar eventos; organizar calendários de eventos a serem realizados no município”.

Com a aposta do prefeito Adriano na instalação de um Condomínio Logístico no município, o governo municipal resolveu criar uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que ficará responsá- vel pelas políticas de criação de emprego e de atração de empresas para Cabo Frio. A pasta terá duas superintendências: de Fomento às Atividades Industriais e de Emprego e Renda. A Comissão de Constituição e Justiça tem 15 dias para dar um parecer sobre o assunto. A reportagem entrou em contato com a prefeitura para saber se haverá aumento ou diminuição no número de servidores, mas não houve resposta até o fechamento desta edição. Também não há informação se haverá mudanças no secretariado tampouco sobre quem ocupará as secretarias que serão criadas.