Assine Já
sexta, 30 de julho de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
10ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46181 Óbitos: 1868
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5463 57
Arraial do Cabo 1574 87
Cabo Frio 12663 757
Iguaba Grande 4763 115
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
CORONAVÍRUS

Prefeitura de Cabo Frio tenta alugar hospital particular para casos de coronavírus: "se não alugarem, vamos encampar", avisa secretário

Secretário Iranildo Campos revela negociação para alugar hospital privado e colocar mais 20 leitos à disposição de pacientes

23 março 2020 - 13h31Por Tomás Baggio

O prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, está negociando o aluguel do Hospital Unilagos, uma unidade particular, pela Prefeitura, para aumentar a oferta de leitos disponíveis para o tratamento de casos do novo coronavírus na cidade. A informação foi revelada pelo secretário de Saúde, Iranildo Campos, à reportagem da Folha no início da tarde desta segunda-feira (23).

- O prefeito está negociando com o pessoal da Unilagos para alugar o hospital e colocar mais 20 leitos à disposição. O hospital está parado. Se não quiserem alugar por bem vão alugar por mal. Porque o prefeito pode encampar. Baseado na Procuradoria Geral do Município, baseado em decreto do prefeito, baseado em decreto Estado, baseado em normativas do Ministério da Saúde e do presidente da República. Vamos encampar o hospital deles. Se eles não alugarem por bem vai ser por mal - disse o secretário em entrevista por telefone.

A reportagem tenta contato com a direção do Hospital Unilagos, ainda sem sucesso.

Segundo o secretário de Saúde, atualmente o município dispõe de 29 leitos entre Unidades de Pacientes Graves (UPG's), Unidades Intermediárias (UI's) e Unidades de Terapia Intensiva (UTI's), todos com respirador, divididos entre o Hospital Municipal São José Operário e o Hospital Santa Isabel, que é particular conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS). O planejamento é abrir dez novos leitos em até 12 dias no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança.

Caso o aluguel do Hospital Unilagos se concretize, seriam mais 20 leitos disponíveis, de acordo com Iranildo Campos.

A Secretaria de Saúde informa que até esta segunda-feira (23), foram registrados 15 casos suspeitos de coronavírus no município de Cabo Frio. Destes, seis foram descartados e os demais aguardam resultado dos testes.

- A saúde tem que ser preventiva e todas as medidas e precauções estão sendo tomadas, até além do normal que estamos vendo. Acredito que Cabo Frio tenha partido na frente nessa questão. Amanhã o prefeito estará entregando três novas ambulâncias do tipo UTI Móvel, sendo uma exclusiva para o atendimento de idosos, outra exclusiva para crianças e outra para a população jovem e adulta em geral. Estamos adquirindo motos por locação para fazer a entrega de medicamento para idosos nas residências, que vai ser o programa 'Remédio em Casa', para evitar a circulação dos idosos - disse ainda Iranildo, aproveitando para elogiar o empenho dos profissionais de saúde.

- É hora de todos darem a sua contribuição. Nossos funcionários estão se doando ao máximo, se dedicando muito. São guerreiros. Deixo aqui o nosso agradecimento - declarou ainda o secretário de Saúde de Cabo Frio.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.