quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Pandemia

Manual de boas práticas irá nortear retomada de atividades "em momento oportuno", diz Prefeitura de Cabo Frio

Intenções foram debatidas em reunião com representantes de polos gastronômicos

19 abril 2020 - 16h01Por Redação

Deve ser elaborado nos próximos dias um manual de boas práticas para a retomada da atividade econômica em Cabo Frio. O teor do material foi discutivo em um econntro entre representantes dos polos gastronômicos da cidade e da Prefeitura.

Na reunião realizada na última quinta (16) pela Secretaria de Turismo, no Terminal dos Transatlânticos, com membros dos polos gastronômicos do Boulevard Canal, da Porto Alegre e da Passagem, houve debate sobre as estratégias para retomada das atividades comerciais "em momento oportuno", segundo comunicado da Prefeitura..

Foi apresentada a estratégia de ação do gabinete de crise, montado pelo prefeito Dr. Adriano Moreno para o combate ao coronavírus. Segundo a Prefeitura, as iniciativas contemplam medidas restritivas e isolamento social para a desaceleração e controle dos índices de contaminação, bem como para estruturação de atendimento do município.

De acordo com o secretário de Turismo, Paulo Cotias, além da análise do cenário atual, o objetivo da reunião foi traçar o planejamento de medidas futuras seguras e sustentáveis para a economia local. O encontro faz parte das ações do Programa Municipal de Desenvolvimento da Economia do Turismo.

“Três vetores estão relacionados ao quesito vida: a manutenção da saúde, o apoio assistencial e a necessidade econômica. Fazer uma convergência segura dessas dimensões é o grande desafio, que vem exigindo de todos nós muitos estudos e dedicação. A questão dos prazos de reabertura e de flexibilização econômica será balizada e dimensionada pelo binômio evolução da epidemia X capacidade de atendimento da rede hospitalar. E somente com essa segurança podemos discutir as condicionantes necessárias para a progressão setorial da economia”, explicou Cotias.

A próxima etapa será a apresentação de uma proposta inicial tendo por base as sugestões discutidas para o funcionamento seguro e progressivo do setor, que constarão tanto no decreto quanto no manual de boas práticas, que serão utilizados no momento de reabertura do comércio.

Durante o encontro, que também contou com a participação do assessor especial, Sérgio Ribamar; e dos superintendentes de Turismo, Thais Magalhães, e da Juventude, Raphael Brito, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Pereira, destacou que está em análise a possibilidade de atração de crédito para o setor privado. Além disso, também estuda planejamento conjunto para o impulsionamento competitivo do turismo no cenário pós-crise.

Para colaborar com a retomada gradual da economia, a Superintendência da Juventude colocou à disposição o projeto de banco de empregos e de qualificação profissional como ferramentas auxiliares deste processo.

Comerciantes destacam importância da conscientização da população

Durante o encontro os comerciantes externaram preocupação econômica e social, bem como com a duração das restrições e com as condições de segurança para o retorno eventual e progressivo das atividades, mas também destacaram a importância das medidas adotadas.

Salientaram, ainda, a importância da conscientização e da participação efetiva da população para que seja possível estabelecer uma nova maneira segura de conviver e de reconstruir rotinas.

O assessor especial Sérgio Ribamar destacou ainda que o momento “une todos os segmentos governo, sociedade e setor privado em uma única e fundamental governança comunitária, onde todos serão responsáveis pela vida, segurança e sustentabilidade de todos”.