sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SEGURANÇA

Prefeitura de Cabo Frio promete reforço no patrulhamento por bicicleta no Peró para o verão

Município afirma que serviço não deixou de ser prestado durante a baixa temporada

17 setembro 2021 - 12h00Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio informou que o efetivo do Projeto Bike Patrulha no Peró será reforçado para o verão, mas que não houve interrupção do serviço. A informação foi passada para a Folha após questionamentos de moradores do bairro, bastante visitado por turistas em função da Bandeira Azul, de que o patrulhamento havia sido suspenso.

De acordo com o comunicado da Prefeitura, o contingente foi reduzido na baixa temporada, e será recomposto para os próximos meses, com vistas à alta temporada. Segundo a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança, o bairro Peró conta com a atuação do BPTrans, que atua no ordenamento e patrulhamento do trânsito, com o Bike Patrulha e também a Guarda Marítima e Ambiental, que faz o monitoramento da orla.

A segurança pública é um tema recorrente nas reclamações de moradores e comerciantes do bairro. Pautas relativas ao assunto seriam levadas para debate durante uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança, que acabou cancelada por causa da troca de comando do 25º Batalhão de Polícia Militar.

Entre as cobranças feitas pela comunidade local, estão a necessidade de melhor policiamento à noite na orla e na Praça do Moinho, principais pontos de concentração de turistas; melhor controle de acesso ao bairro; e, rondas ostensivas da Polícia Ambiental nas dunas e nas praias das Conchas e no Pontal do Peró.

Em nota, o comando do 25ºBPM informou que suas equipes vêm atuando sistematicamente em apoio às demandas dos órgãos municipais de Cabo Frio em ações de fiscalização de atividades comerciais, construções irregulares e na prevenção de realização de eventos não autorizados em diversas localidades do município de Cabo Frio, incluindo Praia do Forte, Praia das Conchas e Peró, entre outras. Segundo dados do comando do 25ºBPM, o bairro do Peró se apresenta como uma área considerada segura. No período de janeiro a julho de 2021, o indicador Total de Roubos na área da 126ªDP (Cabo Frio) apresentou redução de - 17,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

O comunicado diz ainda que o Comando de Polícia Ambiental (Cpam), por sua vez, vem atuando no Peró, de forma a coibir os ilícitos ambientais que estejam ocorrendo na localidade. No período de janeiro a setembro de 2021, o CPAm foi mobilizado para 12 ações de fiscalização no Peró, que resultaram em 6 registros de ocorrência relacionados à flora, à poluição e ao ordenamento urbano. A unidade está aberta às solicitações da população e dos órgãos municipais com o intuito de coibir ilícitos ambientais e promover a segurança nas áreas de preservação. Sendo acionado, o comando do CPAm providenciará o comparecimento de suas equipes com a máxima brevidade possível.

A Polícia Militar ressalta que é de suma importância que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia (21) 2253-1177 ou, para casos urgentes, através da nossa Central 190. Os registros em delegacias também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada.