sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
PADROEIRA E SEMANA DO 'SACO CHEIO'

Prefeitura de Cabo Frio libera acesso limitado de veículos de excursão a partir desta sexta-feira

Até o próximo dia 18, poderão permanecer 40 ônibus e vans de turismo na cidade, por dia

08 outubro 2020 - 17h37Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio anunciou, nesta quinta-feira (8), a permissão de acesso limitado para 
ônibus e vans de turismo entre os dias 9 e 18 de outubro, período que compreende o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, e a semana do 'Saco Cheio' em Minas Gerais, quando muitos visitantes daquele estado visitam o município, por causa de feriados no estado mineiro. O decreto 6.355, que prevê alterações nas barreiras de entradas da cidade, foi publicado nesta tarde.

A partir desta sexta (9), está permitida a permanência de 40 ônibus e vans de turismo por dia, o que representa um terço da capacidade do Terminal de ônibus de Turismo, no bairro Jacaré. Os responsáveis pelos veículos deverão comprovar o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e o translado dos passageiros só poderá ser feito com a presença de um guia de turismo residente em Cabo Frio, credenciado junto ao Ministério do Turismo.

No período de feriado, as barreiras sanitárias irão restringir a entrada de pessoas no município de Cabo Frio. Apenas poderão entrar pessoas que moram, sejam proprietárias de imóveis, locatárias, trabalham no município ou que tenham reserva em meios de hospedagens legalizados. As equipes exigirão a apresentação de documentos que comprovem a hospedagem para turistas. Já os moradores deverão apresentar documentos como contas de luz, gás, telefone fixo e internet fixa.

Banho de mar é permitido, mas com distanciamento

O novo decreto também estende em uma hora o funcionamento de bares e restaurantes durante esse período. Os estabelecimentos poderão funcionar até 1h da madrugada. No entanto, devem manter 50% da capacidade. Os hotéis continuam com restrição em 70% da capacidade. O aluguel de imóveis por temporada permanece proibido.

Durante o período, fica permitido o acesso às praias do município e o banho de mar, desde que observadas as normas de distanciamento social.  A partir desta sexta-feira (9), as grades usadas para controlar o acesso de pessoas às praias serão retiradas. Atualmente, a Prefeitura de Cabo Frio paga pelo aluguel da estrutura. Embora houvesse a proibição forma de acesso, os decretos anteriores eram descumpridos por muitos banhistas.

Ainda nas praias, os ambulantes e donos de barracas com autorização da prefeitura poderão trabalhar entre os dias 9 e 18 de outubro das 7h às 18h. Os donos de barracas também poderão ter a quantidade de 10 guarda-sóis, sem mesas e cadeiras.

Ficam autorizadas as atividades comerciais de flutuantes, como “banana boat”, “pula-pula aquático”, “bóia elástica”, “ski-surf”, “kite surf”, “ski aquático”, “jet ski” e “stand up paddle”. Também estão permitidos, de forma excepcional, os serviços e atividades de transporte de passageiros em embarcações de turismo, que deverão funcionar com 50% da capacidade. Os responsáveis deverão impedir a entrada de pessoas sem máscara, higienizar a parte interna da embarcação após o término de cada passeio e disponibilizar álcool em gel 70% aos passageiros.