Assine Já
segunda, 25 de outubro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
EMPREGO

Prefeitura de Cabo Frio lança o projeto Cidadão em Construção

Convênio com o Centro de Integração Empresa Escola foi assinado na tarde desta segunda-feira (5)

06 abril 2021 - 20h25Por Rodrigo Branco

Um convênio assinado nesta segunda-feira (5) entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE) marcou o lançamento do projeto Cidadão em Construção, que vai gerar oportunidade de trabalho e renda para 100 jovens cabo-frienses com idade entre 14 e 24 anos incompletos. A captação vai acontecer ao longo deste mês de abril, e a previsão de contratação é para o primeiro dia útil de maio.

A solenidade de assinatura aconteceu no gabinete do prefeito José Bonifácio, durante uma transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, e contou com a presença de Paulo Pimenta Gomes e Humberto Lima, respectivamente superintendente Executivo e supervisor Regional do CIEE, além da vice-prefeita Magdala Furtado, da secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, do secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Rafael Peçanha, do Procurador Geral, Vitor Martim e do superintendente da Juventude, Marlon Barbosa. Também participaram os vereadores Davi Sousa, Josias da Swell, Oseias de Tamoios, Douglas Felizardo, Jean da Auto Escola, Léo Mendes e Alexandre da Colônia.

O convênio entre a Prefeitura e o CIEE passou pela Câmara de Vereadores de Cabo Frio, que aprovou por unanimidade a dotação anual de pouco mais de R$ 1,6 milhão referente a salário, encargos trabalhistas e curso de capacitação para os jovens beneficiados.

Uma das cláusulas do contrato prevê que do total de 100 jovens, pelo menos a metade seja de negros. Também determina que 50% sejam meninas, e 50% meninos. Metade dos jovens devem ser do primeiro distrito de Cabo Frio e a outra metade, de Tamoios. Todos devem ser moradores de Cabo Frio cujas famílias estejam em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo CIEE com apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cabo Frio.

“O projeto que estamos assinando hoje é suma importância para jovens de Cabo Frio. É a possibilidade que temos de dar a tão sonhada primeira oportunidade de trabalho, e o melhor: de carteira assinada, com todos os encargos trabalhistas devidamente reconhecidos”, contou Bonifácio.

O superintendente Executivo do CIEE lembrou que atualmente o Centro de Integração possui 15 mil aprendizes em todo o país, além de 20 mil estagiários. Somente no Tribunal de Justiça do Estado são 4.500 estagiários dentro do programa de aprendiz.

“Com esta primeira turma, a Prefeitura de Cabo Frio vai dar a 100 jovens a oportunidade de se tornarem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. Durante o período do contrato, eles terão quatro dias de trabalho como aprendiz atendendo a diversos setores do governo, onde terão o aprendizado na prática, e um dia eles passarão dentro do CIEE fazendo cursos de capacitação, absorvendo a teoria”, explicou Paulo Pimenta.

Humberto Lima lembrou que a Lei Federal Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal Nº 5.598/2005, regulamenta o programa de aprendizagem, e determina que todas as empresas de médio e grande porte (públicas ou privadas) contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

“Esperamos que a Prefeitura de Cabo Frio sirva de exemplo para outras empresas e Prefeituras da nossa região, porque somente ela não tem condições de absorver toda a demanda existente”, comentou o supervisor Regional do CIEE.

Presente na solenidade, o vereador Davi Souza, líder do governo na Câmara, lembrou que a criação desta oportunidade aos jovens em situação de vulnerabilidade social em Cabo Frio é mais uma promessa de campanha que o prefeito José Bonifácio está cumprindo com menos de 100 dias de governo. Já a vice-prefeita Magdala Furtado disse estar feliz em fazer parte deste momento importante para os jovens cabo-frienses.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.