quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
AJUSTES NA REABERTURA

Prefeitura de Cabo Frio edita decreto sobre espaçamento dentro do comércio

Estabelecimentos podem receber até 72 clientes por vez, dependendo do tamanho do imóvel

12 junho 2020 - 14h55Por Redação

O prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno (DEM), editou um novo decreto, nesta quarta-feira (10), que delimita o número de clientes no interior dos estabelecimentos comerciais da cidade, de acordo com o tamanho da edificação. O texto altera o decreto anterior, que regulamenta a reabertura do comércio, dentro da zona laranja, a segunda de maior risco de disseminação do novo coronavírus, dentro de uma escala cromática, que tem ainda os níveis verde (risco baixo); amarelo (médio) e vermelho (muito alto).

Desta forma, as lojas podem ter 16 clientes por vez (em estabelecimentos com 200 a 400m2); 24 clientes por ve (400 a 600m2); 32 clientes por vez (600 a 800m2); 40 clientes por vez (800 a 1000m2); 48 clientes por vez (1000 a 1200m2); 56 clientes por vez (1200 a 1400m2); 64 clientes por vez (1400 a 1600m2); e 72 clientes por vez (acima de 1.600m²).

Além disso, as mesas dos restaurantes, bares e lanchonetes deverão ser ocupadas por, no máximo, quatro pessoas cada uma, sendo proibida junção das mesmas. Ficam proibidos o funcionamento de telões, karaokês, música ao vivo, apresentação de artistas e DJ. Os estabelecimentos que utilizarem som mecânico deverão respeitar o disposto na Lei nº 1.484, de 18 de novembro de 1999, bem como os limites de decibéis estabelecidos na legislação federal, referenciados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O atendimento no balcão dos restaurantes, bares e lanchonetes deverá ficar restrito para a entrega de refeições em sistema delivery e take-away. Os clientes que estiverem sendo atendidos na forma presencial deverão ser orientados para que se mantenham sentados às mesas, sem incentivo à circulação ou aglomeração de pessoas.

Também houve alteração no horário de funcionamento. Podem funcionar 24 horas estabelecimentos de comércio de produtos Essenciais: supermercados; hortifrutigranjeiros; minimercados; mercearias; açougues; peixarias; aviários; padarias; lojas de panificados, comércio especializado em produtos naturais, suplementos e fórmulas alimentares; postos de combustíveis e lojas de conveniências; comércio de produtos farmacêuticos, clínicas e consultórios médicos ou odontológicos; laboratórios de exames clínicos e de imagem; clínicas veterinárias; comércio da construção civil, ferragens, madeireiras, serralheiras, pinturas e afins; comércio atacadista; atividades industriais de necessário funcionamento contínuo e serviços industriais de utilidade pública.

Das 9 às 17h, estão liberados Indústria e Serviços: serviços em geral; indústrias extrativas; indústrias de transformação; atividades gráficas; atividades financeiras; seguradoras e serviços relacionados; atividades imobiliárias; atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria; atividades de empresas, de consultoria e de gestão empresarial; atividades de arquitetura e engenharia; atividades de publicidade e comunicação; atividades administrativas e serviços complementares; agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas; lotéricas e correspondentes bancários; bancas de jornais e revistas.

Entre 11 e 19h, podem funcionar o comércio varejista, exceto shopping centers e centros comerciais; comércio varejista em geral, exceto ambulantes; atividades de lavanderias, tinturarias e toalheiros; comércio de combustíveis e lubrificantes, exceto Postos de Combustíveis; serviços de corte e costura e demais estabelecimentos não citados anteriormente.

A Construção Civil e atividades da cadeia automobilística como oficinas, mecânicas, lanternagem, pintura e afins devem trabalhar das 7 às 17h.