Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Prefeitura de Cabo Frio divulga planejamento para o Carnaval 2019

Cerca de 700 mil turistas são esperados na cidade

25 fevereiro 2019 - 12h53
Prefeitura de Cabo Frio divulga planejamento para o Carnaval 2019

A Prefeitura de Cabo Frio finalizou o planejamento para o Carnaval que, neste ano, começa na próxima sexta (1º) e vai até a Terça-Feira Gorda (5). Para atender bem à população local e os cerca de 700 mil turistas que são aguardados para passar o período de folia no município, o governo municipal montou um esquema especial de trabalho para os serviços públicos essenciais. Confira a seguir o funcionamento, por setor.

Saúde

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio estabeleceu um esquema especial de atendimento nas principais unidades durante o Carnaval. Haverá reforço das equipes de enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem e de serviços de limpeza dos atendimentos de emergência das UPA’s do Parque Burle e de Tamoios.

O esquema vai começar na sexta-feira (1º), e prossegue até domingo (10). As demais unidades de referência como o Hospital Central de Emergência/Hospital São José Operário (HCE/SJO), em São Cristóvão; o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS), no Jardim Esperança, e o Hospital de Tamoios, no segundo distrito, funcionarão em esquema de prontidão e suporte às UPAS's, caso necessário. Além disso, haverá ambulância de prontidão na orla da Praia do Forte em local ainda a ser definido.

Comsercaf

A autarquia terá um plantão de funcionários e equipes serão remanejadas para acompanhar os desfiles dos blocos. A expectativa é que sejam recolhidas, em média, 400 toneladas de lixo por dia. Aproximadamente mil colaboradores farão a varrição e coleta de resíduos.

No Centro da cidade, as equipes vão se concentrar nos locais com maior fluxo de pessoas, como orla e Praça da Cidadania. O trabalho terá início às 5h, onde 30 funcionários farão o recolhimento dos resíduos com o auxílio de quatro retroescavadeiras, oito caminhões caçamba e dois graneleiros. Das 16h à 1h, outra equipe inicia a limpeza da área do Bolsão da Juju até a Avenida Litorânea, onde irá se concentrar a maioria dos blocos. A Praia do Forte receberá um mutirão de coleta duas vezes por dia: um a partir das 5h e outro às 17h.

No Peró, a coleta do lixo domiciliar vai começar uma hora mais cedo: às 6h. Quatro tratores e três caminhões toco, ficarão encarregados de auxiliar os funcionários na limpeza do bairro e das praias do Peró e Conchas. Já na Ilha do Japonês, os colaboradores contarão com o auxílio de uma embarcação para fazer a retirada dos resíduos.

No Segundo Distrito, a partir das 4h30, mais de 70 funcionários vão se dividir para fazer a limpeza da orla e praia. As equipes também irão acompanhar os blocos para fazer a coleta do lixo descartado pelos foliões.

Turismo

Cerca de 700 mil turistas devem passar o Carnaval em Cabo Frio. É o que revela levantamento feito pela Secretaria de Turismo do município. Segundo a Associação de Hotéis de Cabo Frio, a ocupação para os dias de folia está em 85%, com previsão de chegar a 95%, na próxima semana.  No sábado (2), o município espera mais de 3 mil pessoas do navio Costa Fascinosa (Costa Cruzeiros).

A embarcação deve chegar por volta das 7h e partir às 18h. A viagem integra de um roteiro Premium com duração de sete noites. O cruzeiro parte de Buenos Aires no dia 24 de fevereiro; passa por Montevidéu, Angra dos Reis, Búzios e Cabo Frio até alcançar a cidade do Rio de Janeiro, no dia 3 de março. Fora do navio, a ideia é que os viajantes possam aproveitar a folia nos blocos de rua das cidades.

Posturas

A Coordenadoria de Posturas vai contar com 315 agentes de fiscalização para atuar nas praias e ruas do município. No primeiro distrito, serão 250 fiscais para trabalhar nas praias do Forte, do Peró e das Conchas e também no Jardim Esperança. Em Tamoios, o contingente será de 65 profissionais.

A estrutura vai contar com três tendas, sendo uma base na Praça da Cidadania e outras duas na Praia do Forte. Para ajudar a monitorar o espaço territorial, a coordenadoria vai contar com três carros e quatro bicicletas.

De acordo com a Coordenadoria, o principal foco da atuação no Carnaval é coibir a ação de vendedores ambulantes sem licença para trabalhar e de fora da cidade. Denúncias de irregularidades podem ser de forma anônima pelo WhatsApp (22) 98835-4140.

Ordem Pública

A Coordenadoria Geral de Ordem Pública irá atuar entre os dias 1º e 5 de março com aumento de 100% no efetivo. O reforço irá acontecer tanto no primeiro distrito como em Tamoios. Da mesma forma, a Guarda Marítima terá o contingente dobrado.

No Peró, devido o grande número de turistas e veículos, haverá um contingente extra de dez guardas municipais, do Serviço Extraordinário, para o ordenamento do trânsito e apoio aos blocos de Carnaval.

A equipe da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) irá fazer operações conjuntas com a Polícia Civil e a Polícia Militar para patrulhamento preventivo nas imediações de prédios públicos municipais, nas praças e parques. O grupamento irá dar apoio na repressão à atividade de flanelinhas e aos delitos considerados menores.

Mobilidade Urbana

A estimativa é que cerca de 250 veículos de turismo, como ônibus e vans, cheguem à cidade entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. No entanto, muitos veículos ainda não solicitaram a autorização on-line, que deve ser realizada por meio do site da Prefeitura.