Assine Já
terça, 07 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53859 Óbitos: 2198
Confirmados Óbitos
Araruama 12575 449
Armação dos Búzios 6589 73
Arraial do Cabo 1755 93
Cabo Frio 15647 903
Iguaba Grande 5581 147
São Pedro da Aldeia 7057 290
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
COMPROVAÇÃO DE RESIDÊNCIA

Prefeitura de Arraial do Cabo aumenta rigor para acesso à cidade

Morador que for flagrado facilitando entrada de turista pode ter veículo acautelado

28 abril 2020 - 18h37Por Redação

Teve início, nesta terça-feira (28), o reforço na fiscalização das barreiras sanitárias montadas em Arraial do Cabo para impedir a entrada de turistas e visitantes no município. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, determinou que o Grupamento de Fiscalização Operacional (GFO), acompanhe diariamente o trabalho dos agentes da Guarda Municipal, inclusive realizando barreiras itinerantes.

Desde o início da quarentena, as barreiras estão montadas em pontos estratégicos da cidade. A fiscalização ocorre na RJ-102 em Pernambuca, nos distritos de Monte Alto e Figueira, na entrada do Pontal e na rj-140, próximo a Prainha. O objetivo é bloquear a entrada de moradores de outras cidades, impedindo a disseminação da Covid-19. No entanto, com o aumento da denúncia de moradores e visitantes buscando burlar as barreiras fez com que a Prefeitura buscasse junto ao Ministério Público Estadual esclarecimentos acerca de outras medidas que podem ser adotadas.

A partir de agora, para ter a entrada autorizada no município, o condutor e os outros passageiros, precisam apresentar seus documentos pessoais, evitando falhas na identificação referente ao local de moradia da pessoa abordada. O documento do veículo também pode ser verificado. “Para melhorar as medidas restritivas que já estão sendo adotadas, estamos em contato com a promotoria do Ministério Público Estadual. Não podemos exigir o título de eleitor, conforme muitos cabistas sugeriram, ato considerado inconstitucional, mas estaremos pedindo o comprovante de residência, sendo que o documento deve estar com o mesmo nome que consta no RG. Se tiver mais alguém dentro do carro, também terá que comprovar residência ou parentesco direto”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Bruno Monteiro.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o trabalho já foi intensificado nos Distritos com três agentes da Fiscalização de Posturas e uma viatura. O objetivo é prestar apoio e agilizar o trabalho, principalmente nos finais de semana.

Como já foi divulgado na semana passada, a Prefeitura de Arraial do Cabo está recebendo denúncias de que empresários e donos de casas de aluguel de temporada, estariam facilitando a entrada de turistas na cidade. Quem for flagrado cometendo a infração pode sofrer as medidas cabíveis, de acordo com determinação do MP.

“Fomos orientados pelo Ministério Público a tomar medidas mais consistentes, principalmente quanto a moradores que possuem carros com placa de Arraial do Cabo e comprovante de que moram no município. Se o morador for flagrado tentando entrar com alguém que não mora na cidade, temos autorização para qualificar o proprietário e o veículo, enviando um ofício ao MP, onde a juíza fará o pedido de acautelamento, onde o veículo poderá ficar preso até o fim da quarentena”, explicou Bruno Monteiro.

Segundo a Prefeitura, a fiscalização está mais rígida em função das denúncias recebidas, com base nos relatos dos próprios moradores, das equipes que já estão nas ruas e nos números levantados até o momento. Somente entre os dias 17 e 24 de abril, 80 condutores foram barrados, tentando chegar ao município para atividades de turismo, descumprindo o isolamento social previsto em decreto. Os moradores podem ajudar na fiscalização, denunciando qualquer irregularidade pelos números 153 e 199.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.