Assine Já
quinta, 28 de outubro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cabo Frio

Prefeitura começa a engatar planejamento do verão 2020

Limpeza urbana e operação da Guarda Municipal são desafios para a alta temporada

30 setembro 2019 - 20h11Por Rodrigo Branco
Prefeitura começa a engatar planejamento do verão 2020

A chegada da primavera em Cabo Frio funciona, de certa forma, como o início de uma contagem regressiva informal para a alta temporada, período em que tradicionalmente o contingente populacional fixo de 220 mil habitantes tem o acréscimo de centenas de milhares de turistas. Por causa disso, os serviços públicos são colocados à prova. 

A reportagem da Folha fez um levantamento junto a alguns dos setores diretamente ligados à preparação da cidade para saber a quantas andam as ações para o verão que está por vir daqui a pouco menos de três meses. Os desafios são considerados grandes, principalmente quanto à infraestrutura física e operacional da cidade, como condições do asfalto nas ruas, limpeza urbana e ordem pública.

Hoje à tarde, o planejamento turístico para a alta temporada será um dos temas da reunião do Conselho Municipal de Turismo, na sede da pasta no Terminal dos Transatlânticos. De acordo com o secretário Paulo Cotias, o trabalho já está em andamento e, até a segunda semana deste mês, será entregue ao prefeito Adriano Moreno (DEM) a programação, com os eventos e atividades programadas. 

– Já demos início ao planejamento de verão através do Programa Territórios Turísticos. É importante ressaltar que o nosso foco são as áreas dos territórios prioritariamente, já que o governo como um todo tem um planejamento de verão mais abrangente em andamento. Fizemos uma primeira reunião com o trade turístico e levantamos o que foi bom das experiências anteriores, o que deveria ser corrigido e as novas proposições. Com esse material, já iniciamos a primeira etapa do plano com os parceiros das demais secretarias. Nessa etapa estamos reunindo o que as secretarias já pensaram para os territórios a partir do feedback. Agora na próxima semana vamos avançar para a fase temática, onde o turismo vai pontuar os itens componentes do Plano para que todos fechem as ações conjuntas. Os pontos para discussão na próxima semana são: Capacidade de carga e trabalhadores autônomos na Praia do Forte e nas áreas turísticas (recadastramento), flanelagem e moradores em condições de rua, segurança e atuação junto às concessionárias de água e energia – disse Cotias.

Ponto sensível, que costuma ser criticado pelos visitantes, a limpeza urbana é parte de um planejamento integrado com outros setores do governo. A Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) disse, por meio da assessoria que “atua diariamente para manter a limpeza da cidade” e que “para a alta temporada, o planejamento está sendo realizado junto às demais secretarias do município, conforme o calendário de eventos”. Nos locais com maior fluxo de pessoas, como praias e orlas, a Comsercaf afirma que haverá aumento do efetivo, com remanejamento de pessoal e equipes de plantão para atender o aumento da demanda.

Para a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a palavra ‘integração’ também é recorrente no dicionário do planejamento do verão 2020. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Adson Lopes, as ações dependem do calendário de festejos que está prestes a ser fechado. Também há atenção especial quanto ao fechamento da orla, aos domingos, para servir de área de lazer. Adson aguarda ainda a concretização de promessa do prefeito para a melhoria da infraestrutura do setor. 

– Sobre a estrutura, estamos providenciando para chegar duas ou três viaturas e algumas motos em outubro, para ajudar na operacionalidade e no que diz respeito ao efetivo, está para ser convocada até dia 15 de outubro a segunda parcela de 68 pessoas do concurso de 2009, que foi solicitada pela Justiça. Houve um TAC e se parcelou três vezes e essa parcela estará sendo chamada até dia 15, para apresentação no máximo até 1º de novembro, porque eles precisam passar por treinamento e depois eles irem para a rua. No mais, a gente vai seguindo e trabalhando com o afinco para prestar o melhor serviço para a sociedade – comentou o comandante da Guarda.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.