quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cabo Frio

Prefeitura começa a engatar planejamento do verão 2020

Limpeza urbana e operação da Guarda Municipal são desafios para a alta temporada

30 setembro 2019 - 20h11Por Rodrigo Branco
Prefeitura começa a engatar planejamento do verão 2020

A chegada da primavera em Cabo Frio funciona, de certa forma, como o início de uma contagem regressiva informal para a alta temporada, período em que tradicionalmente o contingente populacional fixo de 220 mil habitantes tem o acréscimo de centenas de milhares de turistas. Por causa disso, os serviços públicos são colocados à prova. 

A reportagem da Folha fez um levantamento junto a alguns dos setores diretamente ligados à preparação da cidade para saber a quantas andam as ações para o verão que está por vir daqui a pouco menos de três meses. Os desafios são considerados grandes, principalmente quanto à infraestrutura física e operacional da cidade, como condições do asfalto nas ruas, limpeza urbana e ordem pública.

Hoje à tarde, o planejamento turístico para a alta temporada será um dos temas da reunião do Conselho Municipal de Turismo, na sede da pasta no Terminal dos Transatlânticos. De acordo com o secretário Paulo Cotias, o trabalho já está em andamento e, até a segunda semana deste mês, será entregue ao prefeito Adriano Moreno (DEM) a programação, com os eventos e atividades programadas. 

– Já demos início ao planejamento de verão através do Programa Territórios Turísticos. É importante ressaltar que o nosso foco são as áreas dos territórios prioritariamente, já que o governo como um todo tem um planejamento de verão mais abrangente em andamento. Fizemos uma primeira reunião com o trade turístico e levantamos o que foi bom das experiências anteriores, o que deveria ser corrigido e as novas proposições. Com esse material, já iniciamos a primeira etapa do plano com os parceiros das demais secretarias. Nessa etapa estamos reunindo o que as secretarias já pensaram para os territórios a partir do feedback. Agora na próxima semana vamos avançar para a fase temática, onde o turismo vai pontuar os itens componentes do Plano para que todos fechem as ações conjuntas. Os pontos para discussão na próxima semana são: Capacidade de carga e trabalhadores autônomos na Praia do Forte e nas áreas turísticas (recadastramento), flanelagem e moradores em condições de rua, segurança e atuação junto às concessionárias de água e energia – disse Cotias.

Ponto sensível, que costuma ser criticado pelos visitantes, a limpeza urbana é parte de um planejamento integrado com outros setores do governo. A Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) disse, por meio da assessoria que “atua diariamente para manter a limpeza da cidade” e que “para a alta temporada, o planejamento está sendo realizado junto às demais secretarias do município, conforme o calendário de eventos”. Nos locais com maior fluxo de pessoas, como praias e orlas, a Comsercaf afirma que haverá aumento do efetivo, com remanejamento de pessoal e equipes de plantão para atender o aumento da demanda.

Para a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a palavra ‘integração’ também é recorrente no dicionário do planejamento do verão 2020. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Adson Lopes, as ações dependem do calendário de festejos que está prestes a ser fechado. Também há atenção especial quanto ao fechamento da orla, aos domingos, para servir de área de lazer. Adson aguarda ainda a concretização de promessa do prefeito para a melhoria da infraestrutura do setor. 

– Sobre a estrutura, estamos providenciando para chegar duas ou três viaturas e algumas motos em outubro, para ajudar na operacionalidade e no que diz respeito ao efetivo, está para ser convocada até dia 15 de outubro a segunda parcela de 68 pessoas do concurso de 2009, que foi solicitada pela Justiça. Houve um TAC e se parcelou três vezes e essa parcela estará sendo chamada até dia 15, para apresentação no máximo até 1º de novembro, porque eles precisam passar por treinamento e depois eles irem para a rua. No mais, a gente vai seguindo e trabalhando com o afinco para prestar o melhor serviço para a sociedade – comentou o comandante da Guarda.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.