quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ÚLTIMO CAPÍTULO?

Prefeitura assumirá transporte público em São Pedro

Pregão presencial para aluguel de 13 veículos acontece na próxima sexta (8)

01 julho 2022 - 08h10Por Cristiane Zotich

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio Pastel, anunciou esta semana que o município passará a administrar o transporte público da cidade e que um pregão presencial já tem data para acontecer. A tomada de preços para a locação de 13 ônibus urbanos está marcada para a próxima sexta-feira (8), às 14h30. Entre os modelos solicitados estão veículos com e sem ar-condicionado, com motorista e combustível incluídos nos valores.

A decisão visa colocar fim à crise do transporte público da cidade que já se arrasta há quase um ano, entre tentativas frustradas de acordo sobre subsídios entre a Auto Viação São Pedro (que pertence ao grupo Salineira) e a Prefeitura.

Segundo Pastel, a ideia é que esses veículos façam atendimento específico ao transporte público municipal de passageiros em substituição à empresa. A Prefeitura assumirá todo o serviço, que ficará sob gerenciamento da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. O edital da licitação na modalidade "menor preço global" já está disponível no site da Prefeitura. O valor estimado da licitação é de R$ 13.721.432,74.

Até o fechamento desta reportagem, pelo menos uma empresa havia manifestado interesse em participar do pregão: a Marinho Transportes. Com sede em Brás de Pina e em Búzios, a companhia foi fundada em 1982 e se autointitula "a maior agência do Rio de Janeiro com frota própria". No site, a empresa informa que trabalha com aluguel de ônibus, micro-ônibus, vans e carros executivos.

Segundo consta no site do grupo Salineira, atualmente a Auto Viação São Pedro opera nove das 13 linhas municipais na cidade: 502 (Três Vendas), 504 (Alecrim), 505 (Retiro via Base), 510 (Balneário das Conchas), 514 (Rua do Fogo), 516 (Farmácia Velha), 518 (Sapeatiba Mirim II), 519 (Botafogo via São Matheus) e 520 (Jardim Primavera via Campo Redondo). Outras quatro já teriam sido desativadas: 501 (Baleia via Morro dos Milagres), 503 (rodoviária via Praia do Sudoeste), 508 (bairro São João) e 517 (Sergeira). A Prefeitura, no entanto, contesta essa informação: em nota à Folha o governo aldeense garantiu que são oito as linhas que a concessionária opera, mas que a partir desta licitação a cidade passará a ter nove.

Sem dizer se o valor da passagem será mantido nos atuais R$ 4,30, a Prefeitura garantiu que ficará responsável pela cobrança e gerenciamento da arrecadação. Explicou, também, que pelo contrato de locação a empresa vencedora da licitação fica responsável pela manutenção e substituição dos veículos.

De acordo com o pregoeiro da Prefeitura, Felipe Novaes, todas as etapas do pregão presencial estão previstas para acontecer no próximo dia 8 de julho, a menos que aconteça algum fato superveniente, e a licitação precise ser suspensa. Após isso, a Prefeitura informou que os prazos legais vão seguir, mas não informou quando os novos veículos devem começar a operar na cidade.

A crise entre a Prefeitura e a empresa concessionária do grupo Salineira teve início no dia 2 de julho de 2021, quando a Auto Viação São Pedro fez o primeiro anúncio de encerramento das atividades. No comunicado feito à época, informou que "se tornou um verdadeiro patrimônio do município ao investir em uma frota moderna e confortável, renovada a cada dois anos em média; sendo pioneira na implantação da bilhetagem eletrônica, que substituiu os vales de papel no estado do Rio de Janeiro, e na acessibilidade em todos os ônibus para atender os portadores de necessidades especiais". Desde então, a empresa de transporte já suspendeu as atividades outras duas vezes, a última no dia 6 de junho, retornando três dias depois por força de uma liminar.