quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
Saneamento

Pré-audiência aborda necessidades do Centro de Macaé durante revisão do Plano de Saneamento

Reunião foi realizada por videoconferência nesta sexta-feira (9) e contou com a participação de moradores

12 outubro 2020 - 16h08Por Redação

Necessidades, carências e metas para a área central de Macaé foram debatidas nesta sexta-feira (9), durante pré-audiência para a revisão do Plano de Saneamento do município, que está sendo custeada com verba aprovada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras. A reunião, realizada por videoconferência em formato de oficina para contribuição social durante a elaboração do documento, foi a sexta realizada com este objetivo.

As outras cinco foram realizadas em março, antes da pandemia, de forma presencial no Sana, no Frade, em Bicuda Grande, em Glicério e no Córrego do Ouro. A pré-audiência do Distrito Sede seria realizada no dia 14 de março no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), mas precisou ser adiada. Trata-se ainda da etapa de diagnóstico, e as informações fornecidas pela população serão incorporadas à proposta de revisão do Plano de Saneamento.

A reunião foi coordenada pela Serenco, empresa contratada para elaborar a nova proposta para o Plano de Saneamento. Durante a videoconferência, o diretor da empresa, Bruno Abreu, tirou dúvidas e ouviu sugestões de moradores, ambientalistas e membros do Comitê de Bacia.

Entre os temas abordados houve pedidos em especial para que o novo Plano de Sanemento tenha um olhar atencioso para bairros que tiveram crescimento desordenado nos últimos anos, garantindo a chegada do abastecimento de água e do tratamento de esgoto em comunidades onde a cobertura dos serviços ainda é deficiente.

Outro ponto abordado foi em relação às enchentes, um problema histórico da cidade, para qual o Plano de Saneamento buscará propor alternativas, de acordo com a Serenco.

"É importante que esta revisão do Plano de Saneamento possa colocar o município de Macaé na rota para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, o que prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, entre outras metas", afirmou a vice-presidente do Comitê de Bacia dos rios Macaé e das Ostras, Maria Inês Paes Ferreira.

Os eixos centrais de propostas para a revisão do Plano de Saneamento de Macaé englobam o abastecimento de água potável, a coleta e o tratamento do esgoto, a drenagem da água da chuva e a coleta e o tratamento dos resíduos sólidos.

Comitê forma grupo de trabalho

No dia 19 de junho, a plenária do Comitê Macaé se reuniu por videoconferência para uma análise do diagnóstico dos serviços de saneamento básico em Macaé, elaborado no âmbito da revisão do Plano de Saneamento Básico do município. O diagnóstico foi apresentado por representantes da Serenco. Os técnicos da empresa também responderam perguntas feitas pelos membros do Comitê. Para contribuir continuamente no processo, o CBH Macaé aprovou a formação de um Grupo de Acompanhamento da revisão do Plano de Saneamento.