quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
VERSÃO DIGITAL

Prazo para o licenciamento de veículos com placas de final 1 e 2 acaba nesta quinta (30)

Os proprietários podem baixar o CRLVe, válido em todo o território nacional, em seus celulares, computadores ou tablets

28 setembro 2021 - 09h59Por Redação

Os donos de veículos com finais de placa 1 e 2 devem ficar atentos para não perder o prazo do licenciamento anual, que termina nesta quinta-feira, dia 30 de setembro. O Detran.RJ lembra que o serviço continua 100% digital em 2021 no Estado do Rio. Os proprietários podem baixar o CRLVe, válido em todo o território nacional, em seus celulares, computadores ou tablets. Ou seja, a versão digital substituiu completamente o documento em papel moeda, antes obtido nos postos do Detran.RJ, e pode ser acessada em até cinco dispositivos eletrônicos. Quem quiser pode imprimir o documento em papel A4.

Para fazer o licenciamento e obter o CRLV digital de 2021, basta pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), no valor de R$ 219,37, obtida pelo site do Bradesco (www.bradesco.com.br), e os débitos de multas. Por determinação do Governo Federal, a taxa DPVAT, referente ao licenciamento de 2021, não está sendo cobrada. Mas o proprietário precisa já ter pago o DPVAT de 2020 e dos anos anteriores, assim como a GRT dos anos anteriores.

Após a compensação das taxas, o usuário estará apto a usar o documento digital, chamado de CRLVe. Para isso, basta acessar o Posto Digital do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) ou baixar no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O serviço também está disponível no site da Secretaria Nacional de Trânsito (antigo Denatran). 

No Posto Digital Detran.RJ, basta entrar com os mesmos login e senha usados no sistema "gov.br" e, depois, clicar em veículos. Em seguida, entrar em "Documentos Digitais - Emitir CRLVe". Quem ainda não tem cadastro, ao tentar acessar verá a opção "Crie sua conta gov.br". O cadastro é gratuito, on-line, e poderá ser feito em poucos passos, de forma intuitiva.

No aplicativo, um tutorial explica os procedimentos. O primeiro passo é se registrar no serviço "gov.br", do Governo Federal. Depois, entrar no aplicativo, fazer o login e selecionar "Veículos". Em seguida, informar o número do Renavam e o número de segurança do CRV (encontrado no antigo DUT, com 11 caracteres). Por fim, basta clicar em "Incluir" e, em alguns dias após o pagamento das taxas, o CRLV digital estará disponível.

É importante ressaltar:

  1. O CPF logado na Carteira Digital de Trânsito deve ser o mesmo que consta no licenciamento do veículo. Ou seja, o usuário precisa verificar se o CPF vinculado ao documento do veículo é o mesmo com o qual fez o login no site do aplicativo.
  1. O usuário deve verificar também a data de pagamento no comprovante da GRT, para ver se a taxa foi de fato paga ou se está agendada para outra data. Essa divergência pode ocorrer devido a uma configuração do aplicativo do banco.
  1. Depois de pagar a GRT e multas, aguarde até 15 dias úteis para o pagamento ser compensado no banco e o aplicativo reconhecer a regularização e disponibilizar o documento.
  1. Para veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular), é exigido também o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do ano vigente.
  1. Caso aconteça de seguir os procedimentos acima e, mesmo assim, o documento não ser baixado, tente atualizar seu aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Faça logout e entre novamente. Ou exclua o documento anterior e repita o procedimento de atualização do app.

Veja o calendário completo do licenciamento de 2021:

- Final de placa 1 a 2 => Até 30/09/2021

- Final de placa 3, 4 e 5 => Até 31/10/2021

- Final de placa 6, 7 e 8 => Até 30/11/2021

- Final de placa 9 e 0 => Até 31/12/2021