Assine Já
segunda, 18 de outubro de 2021
Região dos Lagos
21ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
VERSÃO DIGITAL

Prazo para o licenciamento de veículos com placas de final 1 e 2 acaba nesta quinta (30)

Os proprietários podem baixar o CRLVe, válido em todo o território nacional, em seus celulares, computadores ou tablets

28 setembro 2021 - 09h59Por Redação

Os donos de veículos com finais de placa 1 e 2 devem ficar atentos para não perder o prazo do licenciamento anual, que termina nesta quinta-feira, dia 30 de setembro. O Detran.RJ lembra que o serviço continua 100% digital em 2021 no Estado do Rio. Os proprietários podem baixar o CRLVe, válido em todo o território nacional, em seus celulares, computadores ou tablets. Ou seja, a versão digital substituiu completamente o documento em papel moeda, antes obtido nos postos do Detran.RJ, e pode ser acessada em até cinco dispositivos eletrônicos. Quem quiser pode imprimir o documento em papel A4.

Para fazer o licenciamento e obter o CRLV digital de 2021, basta pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), no valor de R$ 219,37, obtida pelo site do Bradesco (www.bradesco.com.br), e os débitos de multas. Por determinação do Governo Federal, a taxa DPVAT, referente ao licenciamento de 2021, não está sendo cobrada. Mas o proprietário precisa já ter pago o DPVAT de 2020 e dos anos anteriores, assim como a GRT dos anos anteriores.

Após a compensação das taxas, o usuário estará apto a usar o documento digital, chamado de CRLVe. Para isso, basta acessar o Posto Digital do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) ou baixar no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O serviço também está disponível no site da Secretaria Nacional de Trânsito (antigo Denatran). 

No Posto Digital Detran.RJ, basta entrar com os mesmos login e senha usados no sistema "gov.br" e, depois, clicar em veículos. Em seguida, entrar em "Documentos Digitais - Emitir CRLVe". Quem ainda não tem cadastro, ao tentar acessar verá a opção "Crie sua conta gov.br". O cadastro é gratuito, on-line, e poderá ser feito em poucos passos, de forma intuitiva.

No aplicativo, um tutorial explica os procedimentos. O primeiro passo é se registrar no serviço "gov.br", do Governo Federal. Depois, entrar no aplicativo, fazer o login e selecionar "Veículos". Em seguida, informar o número do Renavam e o número de segurança do CRV (encontrado no antigo DUT, com 11 caracteres). Por fim, basta clicar em "Incluir" e, em alguns dias após o pagamento das taxas, o CRLV digital estará disponível.

É importante ressaltar:

  1. O CPF logado na Carteira Digital de Trânsito deve ser o mesmo que consta no licenciamento do veículo. Ou seja, o usuário precisa verificar se o CPF vinculado ao documento do veículo é o mesmo com o qual fez o login no site do aplicativo.
  1. O usuário deve verificar também a data de pagamento no comprovante da GRT, para ver se a taxa foi de fato paga ou se está agendada para outra data. Essa divergência pode ocorrer devido a uma configuração do aplicativo do banco.
  1. Depois de pagar a GRT e multas, aguarde até 15 dias úteis para o pagamento ser compensado no banco e o aplicativo reconhecer a regularização e disponibilizar o documento.
  1. Para veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular), é exigido também o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do ano vigente.
  1. Caso aconteça de seguir os procedimentos acima e, mesmo assim, o documento não ser baixado, tente atualizar seu aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Faça logout e entre novamente. Ou exclua o documento anterior e repita o procedimento de atualização do app.

Veja o calendário completo do licenciamento de 2021:

- Final de placa 1 a 2 => Até 30/09/2021

- Final de placa 3, 4 e 5 => Até 31/10/2021

- Final de placa 6, 7 e 8 => Até 30/11/2021

- Final de placa 9 e 0 => Até 31/12/2021

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.