Assine Já
domingo, 17 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
30ºmax
21ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
Cabo Frio

Praia do Peró terá Bandeira Azul por mais um ano

Certificação é válida até novembro de 2020, mas prefeitura terá que fazer melhorias na orla

24 setembro 2019 - 21h17
Praia do Peró terá Bandeira Azul por mais um ano

Depois de um período de incertezas, a Praia do Peró foi certificada pelo comitê internacional do Programa Bandeira Azul para a temporada de verão 2019/2020. O anúncio foi feito ontem pela Prefeitura de Cabo Frio, que conseguiu o ‘voto de confiança’ da coordenadoria nacional do programa. A autorização para o hasteamento foi enviada para a coordenação do programa na Secretaria de Meio Ambiente no fim da tarde de segunda e assinada pela coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi.

Diferentemente do que ocorreu na primeira vez, quando a certificação foi válida por apenas seis meses; agora, o período de validação será de um ano, até novembro do ano que vem. A expectativa é que o hasteamento seja feito no dia 13 de novembro, data de aniversário da cidade, mas de acordo com a prefeitura; antes disso, ainda haverá a última vistoria pelo Comitê Internacional do programa. 

 – O Júri Nacional e o Júri Internacional parabenizam o município de Cabo Frio – Praia do Peró pelos esforços dedicados ao cumprimento dos critérios do programa. Desta forma, comunicam o parecer favorável à certificação Bandeira Azul para a temporada 2019/2020, que inicia oficialmente em 1° de novembro. O prazo máximo para a cerimônia de hasteamento da bandeira é 15 de dezembro – disse Leana Bernardi, para as mídias sociais do governo municipal. 

O secretário municipal do Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, fez questão de dizer que a nova certificação envolveu o trabalho não apenas do poder público, mas também da sociedade civil. Ele comemorou a notícia da nova certificação, mas reforçou que a orla do Peró ainda vai passar por melhorias para que a certificação seja renovada para 2021. A certificação é anual.   

 – Temos que cumprir vários itens da certificação porque senão não conseguimos renovar. Um deles é começar a reforma de todos os quiosques da orla do Peró, não só pela questão estética, mas também sanitária. Alguns daqueles quiosques são muito precários. Então, do ponto de vista sanitário, é extremamente importante essa obra para o ano que vem. Para garantir a certificação pelos próximos anos  – afirmou o secretário.

De imediato, a prefeitura quer explorar o marketing da nova certificação, uma vez que apenas oito praias em todo o país tem a distinção, pelo cumprimento de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura de apoio, entre outros. No estado do Rio, a Praia do Peró é a única a ostentar a condição.

 – Começar a semana com uma notícia como essa nos enche de orgulho. A Praia do Peró é um dos cartões postais de Cabo Frio e, com esta certificação internacional, queremos divulgar isso para o mundo todo – disse o prefeito Adriano Moreno (DEM), ao site da prefeitura.
Além do Peró, hasteiam a Bandeira Azul a praia do Tombo, no Guarujá (SP); Praia Grande, em Governador Celso Ramos (SC); a Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC); a Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Ilha do Frade, em Salvador (BA); as praias do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú (SC) e a Praia de Piçarras, em Balneário Piçarras (SC).

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.