sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cabo Frio

Praia do Peró terá Bandeira Azul por mais um ano

Certificação é válida até novembro de 2020, mas prefeitura terá que fazer melhorias na orla

24 setembro 2019 - 21h17
Praia do Peró terá Bandeira Azul por mais um ano

Depois de um período de incertezas, a Praia do Peró foi certificada pelo comitê internacional do Programa Bandeira Azul para a temporada de verão 2019/2020. O anúncio foi feito ontem pela Prefeitura de Cabo Frio, que conseguiu o ‘voto de confiança’ da coordenadoria nacional do programa. A autorização para o hasteamento foi enviada para a coordenação do programa na Secretaria de Meio Ambiente no fim da tarde de segunda e assinada pela coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi.

Diferentemente do que ocorreu na primeira vez, quando a certificação foi válida por apenas seis meses; agora, o período de validação será de um ano, até novembro do ano que vem. A expectativa é que o hasteamento seja feito no dia 13 de novembro, data de aniversário da cidade, mas de acordo com a prefeitura; antes disso, ainda haverá a última vistoria pelo Comitê Internacional do programa. 

 – O Júri Nacional e o Júri Internacional parabenizam o município de Cabo Frio – Praia do Peró pelos esforços dedicados ao cumprimento dos critérios do programa. Desta forma, comunicam o parecer favorável à certificação Bandeira Azul para a temporada 2019/2020, que inicia oficialmente em 1° de novembro. O prazo máximo para a cerimônia de hasteamento da bandeira é 15 de dezembro – disse Leana Bernardi, para as mídias sociais do governo municipal. 

O secretário municipal do Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, fez questão de dizer que a nova certificação envolveu o trabalho não apenas do poder público, mas também da sociedade civil. Ele comemorou a notícia da nova certificação, mas reforçou que a orla do Peró ainda vai passar por melhorias para que a certificação seja renovada para 2021. A certificação é anual.   

 – Temos que cumprir vários itens da certificação porque senão não conseguimos renovar. Um deles é começar a reforma de todos os quiosques da orla do Peró, não só pela questão estética, mas também sanitária. Alguns daqueles quiosques são muito precários. Então, do ponto de vista sanitário, é extremamente importante essa obra para o ano que vem. Para garantir a certificação pelos próximos anos  – afirmou o secretário.

De imediato, a prefeitura quer explorar o marketing da nova certificação, uma vez que apenas oito praias em todo o país tem a distinção, pelo cumprimento de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura de apoio, entre outros. No estado do Rio, a Praia do Peró é a única a ostentar a condição.

 – Começar a semana com uma notícia como essa nos enche de orgulho. A Praia do Peró é um dos cartões postais de Cabo Frio e, com esta certificação internacional, queremos divulgar isso para o mundo todo – disse o prefeito Adriano Moreno (DEM), ao site da prefeitura.
Além do Peró, hasteiam a Bandeira Azul a praia do Tombo, no Guarujá (SP); Praia Grande, em Governador Celso Ramos (SC); a Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC); a Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Ilha do Frade, em Salvador (BA); as praias do Estaleiro e do Estaleirinho, em Balneário Camboriú (SC) e a Praia de Piçarras, em Balneário Piçarras (SC).

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.